ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio salta 7,16%, no maior ganho em um único pregão desde setembro.
Seguradoras e corretoras lideram o rali na bolsa japonesa:
Em 15/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em forte alta nesta segunda-feira (15), registrando o maior ganho porcentual em um único pregão desde setembro último, em dia de recuperação após as robustas perdas da semana passada.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, saltou 7,16% (ou 1.069,97 pontos), encerrando o dia a 16.022,58 pontos, após acumular desvalorização de 11,1% na semana passada, a maior desde outubro de 2008.
O mercado japonês foi favorecido por vários eventos da última sexta-feira, que incluíram dados de vendas no varejo dos EUA melhores do que o esperado, avanços de mais de 10% nos preços do petróleo e ganhos nos mercados acionários da Europa e de Nova York.
Com isso, ações que baratearam muitos nas sessões mais recentes em Tóquio, em especial do setor financeiro, se recuperaram com vigor nos negócios de hoje.
Seguradoras e corretoras lideram o rali na bolsa japonesa: MS&AD Insurance Group Holdings subiu 13% e Nomura Holdings avançou 11%.
Na última semana, preocupações sobre a desaceleração global e o ambiente de rendimentos muito baixos pressionaram fortemente as ações do setor bancário e papéis financeiros de modo geral.
Companhias da área petrolífera também se destacaram hoje em Tóquio. Foi o caso da Inpex (+7,62%) e da Woodside Petroleum (+5,4%).
Em dia de rali, ficaram em segundo plano dados do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão, que teve contração anualizada de 1,4% no trimestre entre outubro e dezembro, maior do que a redução prevista de 1,2%, e também da balança comercial chinesa, que em janeiro teve desempenho pior do que o esperado.
Dow Jones Newswires.