ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio sobe 2% e apaga parte da forte perda causada pelo Brexit.

Os ganhos foram liderados por empresas que dependem mais da demanda doméstica.

Em 27/06/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta expressiva nesta segunda-feira (27), apagando parte do tombo que sofreu no pregão anterior, quando foi golpeada pela inesperada decisão do Reino Unido de votar por sua saída da União Europeia.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 2,39% hoje, a 15.309,21 pontos, depois de despencar 7,92% na sexta-feira, em reação ao chamado "Brexit".

Os ganhos em Tóquio foram liderados por empresas que dependem mais da demanda doméstica, mas as incertezas sobre o ambiente de negócios na Europa continuaram limitando a valorização de setores de exportação.

Cresceram também as expectativas de que o governo japonês amplie estímulos fiscais para sustentar a economia doméstica.

Os destaques de alta na bolsa japonesa incluíram o grupo farmacêutico Astellas Pharma (+6,6%), o fabricante de alimentos Ajinomoto (+6,4%) e a construtora Sekisui House (+2,9%).

Por outro lado, as corretoras japonesas continuaram pressionadas, diante das fortes perdas e do fraco volume de negócios dos últimos dias em Tóquio. A Nomura Holdings caiu 6,3%, enquanto a Daiwa Securities recuou 5,4%. A Nomura também tem forte exposição à Europa, com 12% de seus funcionários operando na região, ante 8,7% nos EUA.

Fonte: Dow Jones Newswires