ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio sobe pelo 3º pregão seguido, impulsionada pelo setor financeiro.
Uma reação às agressivas medidas de estímulos anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE).
Em 14/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em alta pelo terceiro pregão consecutivo nesta segunda-feira (14), influenciada pela recuperação de seguradoras e bancos, ainda em reação às agressivas medidas de estímulos anunciadas pelo Banco Central Europeu (BCE) na semana passada.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 1,74%, a 17.233,75 pontos, depois de avançar 0,51% na sessão anterior.
Na última quinta-feira, o BCE adotou um pacote de medidas mais ousado do que se previa, numa tentativa de reanimar a economia da zona do euro. Na ocasião, o BCE cortou jurou, mas também afirmou não prever novas reduções, o que ajudou a aliviar preocupações sobre a saúde financeira dos bancos europeus.
A valorização do petróleo na sexta-feira, em meio a sinais de diminuição da oferta mundial da commodity, também favoreceu o apetite por ações no mercado japonês.
O setor financeiro liderou os ganhos em Tóquio hoje: a Dai-ichi Life Insurance saltou 8,6%, enquanto o Mitsubishi UFJ Financial Group teve ganho de 4,3%.
A atenção dos investidores na bolsa japonesa vai se voltar agora para a reunião de política monetária de dois dias do Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês), que será concluída amanhã. Recentemente, no entanto, o presidente do BoJ, Haruhiko Kuroda, sinalizou que não deverá voltar a agir nesta semana, ao afirmar que pretende primeiro avaliar os efeitos da polêmica taxa de depósitos negativa introduzida no fim de janeiro.
Fonte: Dow Jones Newswires.