ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio cai, influenciada por iene forte e incertezas com Opep.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, recuou 0,13%.
Em 28/11/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou em leve baixa nesta segunda-feira, pressionada pela valorização do iene ante o dólar e por preocupações com o cenário do petróleo.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, recuou 0,13%, a 18.356,89 pontos, interrompendo uma sequência de sete pregões em alta.
O iene avançou frente ao dólar durante a madrugada, em meio a incertezas sobre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que na quarta-feira (30) fará reunião de cúpula para discutir possíveis cortes em sua produção.
No fim da semana passada, líderes da Arábia Saudita decidiram não participar de um encontro previsto para hoje com a Rússia e outras nações que não pertencem à Opep. A atitude dos sauditas gerou dúvidas sobre a capacidade da Opep de chegar a um acordo durante a cúpula, que será em Viena.
A força do iene tende a pressionar ações de exportadoras, em especial do setor automotivo. Entre montadoras, os papéis da Nissan, Honda e Toyota caíram 0,92%, 0,60% e 0,54% hoje, respectivamente.
Já o nervosismo que precede a cúpula da Opep pesou nos papéis de petrolíferas, caso da Japan Petroleum (-2,01%) e da Inpex (-1%).
Neste começo de manhã, os preços do petróleo operam em baixa de cerca de 1%, após registrarem perdas de até 4% na última sessão.
Dow Jones Newswires