ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsa de Tóquio fecha em nova máxima do ano, ajudada por iene fraco.
Ao longo da semana, o índice japonês acumulou valorização de 2,13%.
Em 16/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Bolsa de Tóquio fechou numa nova máxima do ano nesta sexta-feira, à medida que o iene continuou a se enfraquecer ante o dólar, favorecendo os papéis de exportadoras japonesas.
O Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,66%, a 19.401,15 pontos, o maior nível desde dezembro de 2015. Ao longo da semana, o índice japonês acumulou valorização de 2,13%.
Durante a madrugada, o iene manteve a tendência de fraqueza que vem mostrando em relação ao dólar desde quarta-feira, quando o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) elevou seus juros básicos pela primeira vez desde o fim do ano passado e previu mais três aumentos das taxas em 2017.
A queda do iene ajuda as exportadoras a ampliar lucros obtidos no exterior, no momento em que os recursos são convertidos para a moeda japonesa, e contribui para a competitividade de seus produtos nos mercados internacionais.
O setor automotivo voltou a ser destaque hoje em Tóquio, com ganhos da Mazda (1,86%), da Nissan (0,99%) e da Fuji Heavy Industries (0,32%), a menor montadora do Japão.
Entre outras exportadoras, também avançaram as ações dos fabricantes de autopeças Aisin (1,55%), de produtos ópticos Hoya (1,87%) e de equipamentos Tokyo Electron (2,89%).
Fonte: Dow Jones Newswires