ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsa de Tóquio sobe, mais uma vez influenciada por expectativas para Trump.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,74%.

Em 07/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A Bolsa de Tóquio fechou em alta nesta quarta-feira, mais uma vez influenciada por expectativas para as futuras políticas econômicas do presidente eleito dos EUA, Donald Trump.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital do Japão, subiu 0,74%, encerrando o dia a 18.496,69 pontos.

A SoftBank foi o grande destaque do pregão, com um salto de 6,2% em seus papéis, após o executivo-chefe da operadora de telefonia móvel, Masayoshi Son, se reunir ontem com Trump em Nova York. A empresa japonesa é controladora da Sprint Corp. nos EUA e vinha cortejando a T-Mobile US.

Nas últimas semanas, o mercado japonês foi beneficiado por especulação de que o governo de Trump deverá ampliar incentivos fiscais, impulsionando a inflação e o avanço dos juros nos EUA, mas o ímpeto de alta havia perdido parte da força mais recentemente.

Agora que os investidores consideram praticamente certo que o Federal Reserve (Fed, o BC americano) voltará a elevar juros em reunião na próxima semana, o foco agora é buscar indícios de quantas vezes o Fed poderá aumentar as taxas ao longo de 2017.

Também mostraram forte desempenho hoje em Tóquio bancos como Japan Post Bank (+3,6%) e Resona Holdings (+3,1%) e fabricantes de eletrônicos, incluindo TDK Corp. (+3%) e Kyocera (+2,8%).

Fonte: Dow Jones Newswires