CIDADANIA
Bolsa Família antecipa pagamentos em 19 municípios.
Mais de 13,7 mil famílias de municípios em situação de emergência já podem sacar seus benefícios.
Em 12/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em dois municípios do Rio Grande do Sul e 17 do Paraná, todas as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família podem sacar os recursos de novembro desde quinta-feira (10), independentemente do último algarismo do Número de Identificação Social (NIS) impresso no cartão. A medida também é válida no mês de janeiro, quando elas poderão receber o benefício no dia 18.
O objetivo é amenizar a situação enfrentada pelas famílias de baixa renda atingidas por fortes chuvas nas cidades gaúchas e pelo rompimento das barragens de mineração Fundão e Santarém, em Minas Gerais. Ao todo, nessas cidades, são atendidas 13,7 mil famílias, que vão receber R$ 1,8 milhão neste mês.
Além da antecipação do dia de saque, se o beneficiário tiver algum problema com o cartão do programa, ele pode procurar o setor do Bolsa Família na cidade e solicitar a Declaração Especial de Pagamento. O documento apresentado em substituição ao cartão tem validade de 60 dias.
O Bolsa Família é pago sempre nos últimos dez dias úteis de cada mês – exceto em dezembro, que tem calendário especial de 10 a 23 – e de forma escalonada. Ou seja, no primeiro dia do calendário são liberados os valores para os beneficiários com o NIS de final 1. No segundo dia, são pagos os beneficiários com cartão de final 2 e assim por diante.
Fonte: Portal Brasil, com informações do MDS