ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsas asiáticas fecham em baixa pela queda de ações do setor de energia.
Os investidores na Ásia mantiveram postura cautelosa antes do resultado da reunião do Fed.
Em 28/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta quarta-feira (28), influenciadas por um clima de cautela antes da decisão de política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) e pela queda de ações do setor de energia, após novo recuo dos preços do petróleo ontem.
Os investidores na Ásia mantiveram postura cautelosa antes do resultado da reunião do Fed, que começou ontem e será concluída na tarde de hoje. Embora a previsão seja de que o Fed manterá os juros básicos inalterados, o banco central norte-americano vai divulgar comunicado que pode trazer sinais de quando terá início o processo de aperto monetário. O Fed anuncia sua decisão às 16h (de Brasília).
"Os mercados estão num ponto de virada, hesitantes em avançar mais antes do que o Fed e o BoJ fizerem", comentou Angus Nicholson, analista da corretora IG. "As pessoas não querem assumir grandes posições antes dos dois eventos."
O BoJ, como é conhecido o banco central do Japão, se reúne na sexta-feira (30) e há expectativas de que a instituição ampliará seus estímulos monetários, diante de recentes sinais de fragilidade na economia japonesa.
A tendência de fraqueza do petróleo, cujos preços mais uma vez apresentaram perdas significativas ontem, também voltou a pesar em papéis do setor de energia nos mercados asiáticos e também na Austrália, onde fica a principal bolsa da Oceania.
O Xangai Composto, principal índice acionário da China, caiu 1,7%, encerrando o pregão a 3.375,20 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 2,2%, a 2.485,24 pontos. Em Hong Kong, o índice Hang Seng registrou queda de 0,8%, a 22.956,57 pontos, pressionado por petrolíferas como a China Shenhua Energy (-2,8%) e China Petroleum & Chemical (-1,6%).
O setor de defesa foi destaque de baixa na China, com queda de 5%. Na sessão anterior, as ações de defesa saltaram 7%, em reação à notícia de que um navio de guerra dos EUA navegou nas proximidades de ilhas artificiais reivindicadas por Pequim no Mar do Sul da China.
Em Sydney, o índice S&P/ASX 200, que reúne as empresas mais negociadas na Austrália, caiu 0,2%, a 5.335,20 pontos, em sua terceira queda consecutiva. A Santos e a Woodside Petroleum, também do setor petrolífero, recuaram 4,8% e 2,6%, respectivamente.
No mercado sul-coreano, em Seul, o Kospi mostrou declínio de 0,1%, a 2.042,51 pontos, enquanto em Taiwan, o Taiex perdeu 0,4%, a 8.665,99 pontos, com fornecedores da Apple reagindo negativamente à produção menor do que prevista do iPhone no terceiro trimestre.
Fonte: Dow Jones Newswires.