ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas asiáticas fecham sem direção única antes de relatório de emprego dos EUA.

Números do mercado de trabalho são cruciais para o Fed decidir se eleva os juros básicos.

Em 06/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As bolsas asiáticas fecharam sem direção única nesta sexta-feira (6), à espera de novos dados de emprego dos EUA, que ajudarão o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) a tomar sua decisão de política monetária no mês que vem.

No final da manhã, às 11h30 (de Brasília), o governo dos EUA divulga o relatório de emprego de outubro. Analistas estimam que a maior economia do mundo criou 183 mil postos de trabalho no mês passado, com queda de 0,1 ponto porcentual na taxa de desemprego, a 5,0%.

Números do mercado de trabalho são cruciais para o Fed decidir se começa ou não a elevar os juros básicos na reunião de dezembro. Na quarta-feira, a presidente do BC dos EUA, Janet Yellen, sinalizou que há uma "possibilidade viva" de os juros serem elevados ainda este ano.

Em Hong Kong, o índice Hang Seng caiu 0,8% hoje, a 22.867,33 pontos, enquanto em Seul, o sul-coreano Kospi recuou 0,41%, a 2.041,07 pontos. No mercado taiwanês, o Taiex teve baixa de 1,8%, a 8.693,57 pontos, pressionado pelo setor de tecnologia e na véspera da reunião dos presidentes da China e de Taiwan. Este será o primeiro encontro de líderes dos dois países desde 1949.

Na China, por outro lado, os mercados estenderam os ganhos dos últimos dias. A Bolsa de Xangai, que ontem entrou em território altista ao acumular valorização de mais de 20% em relação à mínima atingida em 26 de agosto, subiu 1,9% hoje, a 3.590,03 pontos, encerrando a semana com ganhos de 6,1%. O índice Shenzhen Composto, de menor abrangência, subiu 2,8% nesta sexta, a 2.152,43 pontos, e avançou 6,8% ao longo da semana.

A maior parte dos ganhos nas bolsas chinesas veio na quarta-feira, após rumores de que o mercado de Shenzhen e a Bolsa de Hong Kong estariam para estabelecer uma ligação entre seus negócios, que seria semelhante à parceria existente entre Xangai e Hong Kong. Autoridades em Hong Kong, porém, esclareceram que ainda não há um acordo formal sobre o assunto. Apesar da perda de hoje, o Hang Seng teve alta de 1% na semana, influenciado pelas ações na China continental.

Na Oceania, a Bolsa de Sydney fechou no azul, após comentários otimistas do RBA, como é conhecido o banco central da Austrália, sobre a perspectiva econômica do país. O índice S&P/ASX 200 subiu 0,4%, a 5.215,00 pontos.

A BHP Billiton, porém, foi destaque de baixa na Austrália, com queda de 2,5%, após duas barragens da Samarco terem rompido ontem no Estado de Minas Gerais. A BHP tem participação de 50% na Samarco, com o restante da empresa controlado pela Vale. Há relatos de que o acidente teria causado a morte de ao menos 17 pessoas.

Fonte: Dow Jones Newswires