ECONOMIA INTERNACIONAL
Bolsas asiáticas caem com preocupação sobre economia global
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira.
Em 11/04/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, à medida que a postura cautelosa do Federal Reserve e do Banco Central Europeu (BCE) reforçou a preocupação de investidores com a desaceleração da economia global e com medidas protecionistas.
Ata publicada ontem pelo Fed, como é conhecido o BC americano, mostrou que a instituição continuará sendo paciente em relação a novas mudanças em seus juros básicos. Após elevar juros em quatro ocasiões em 2018, o Fed vem mantendo as taxas inalteradas desde então e indicando que não haverá ajustes até o fim do ano.
Já o presidente do BCE, Mario Draghi, manteve tom “dovish” (favorável à manutenção de estímulos) ontem e previu que a desaceleração da zona do euro vai continuar este ano.
COMPRE PELO SITE
Também pesa no sentimento a recente escalada das tensões comerciais depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, ameaçou impor novas tarifas a produtos da União Europeia, mesmo num momento em que Washington ainda tenta fechar um acordo comercial com a China.
Entre os mercados chineses, o índice Xangai Composto caiu 1,6% hoje, a 3.189,96 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 2,19%, a 1.740,37 pontos.
Dados oficiais do fim da noite de ontem mostraram que a taxa anual de inflação ao consumidor da China acelerou de 1,5% em fevereiro para 2,3% em março, atingindo o maior nível em cinco meses, graças a uma alta nos preços de alimentos. A inflação anual ao produtor chinês também ganhou força, passando de 0,1% para 0,4% no mesmo período.
Em outras partes da Ásia, o Hang Seng teve queda de 0,93% em Hong Kong, a 29.839,45 pontos, o Taiex caiu 0,55% em Taiwan, a 10.808,77 pontos, e o sul-coreano Kospi ficou praticamente estável em Seul, a 2.224,44 pontos. Já o japonês Nikkei registrou leve alta de 0,11% em Tóquio, a 21.711,38 pontos, sustentado por ações de empresas ligadas à demanda doméstica.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho, interrompendo uma sequência de três pregões de ganhos. O S&P/ASX caiu 0,40% em Sydney, a 6.198,70 pontos, pressionado por ações financeiras e de mineradoras. Com informações da Dow Jones Newswires - Estadão Conteúdo
As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL