ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas asiáticas fecham em baixa seguindo fraco desempenho de NY.

Na China, o índice Xangai Composto recuou 0,94%, a 3.110,15 pontos.

Em 23/12/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta sexta-feira, seguindo as perdas das ações em Nova York, com os investidores evitando negócios antes do fim de semana de Natal.

Na China, o índice Xangai Composto recuou 0,94%, a 3.110,15 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto teve queda de 1,12%, a 1.971,06 pontos. Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 0,28%, a 21.574,76 pontos. Já a Bolsa de Tóquio não operou hoje, devido a um feriado em comemoração do aniversário do imperador japonês.

"Estamos nos aproximando do feriado de Natal", comentou Hue Lu, especialista em investimentos do BNP Paribas Investment Partners. "(Os operadores) querem diminuir o risco. Eles não querem surpresas," acrescentou.

Vários mercados da Ásia vão permanecer fechados na segunda-feira, por ocasião do Natal, e alguns deles continuarão inativos na terça-feira. As bolsas chinesas, japonesa e sul-coreana, no entanto, irão operar.

Ontem, os principais índices acionários de Nova York terminaram a sessão com perdas moderadas, após um rali recente e na esteira de dados econômicos mistos dos EUA. O PIB norte-americano cresceu a uma taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre, mais forte do que se previu anteriormente, mas números sobre gastos com consumo e renda pessoal de novembro decepcionaram.

Entre mercados asiáticos menores, o índice sul-coreano Kospi fechou praticamente estável em Seul, com ganho apenas marginal de 0,01%, a 2.035,90 pontos, enquanto o Taiex cedeu 0,44% em Taiwan, a 9.078,64 pontos, e o filipino PSEi registrou baixa de 0,36% em Manila, a 6.563,67 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana também ficou no vermelho, interrompendo uma sequência de quatro pregões positivos e fechando duas horas antes do horário regular, em função do feriado de Natal. O S&P/ASX 200 caiu 0,3% em Sydney, a 5.627,90 pontos, influenciado pelo fraco desempenho de papéis de grandes bancos e de mineradoras.

O mercado australiano, que acumulou ganhos de 1,7% ao longo da semana, só reabrirá na quarta-feira.

Dow Jones Newswires