ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas chinesas fecham em leve baixa, com realização de lucros.

O Xangai Composto, principal índice acionário chinês, caiu 0,1%.

Em 15/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A nota enviada às 5h13 continha uma incorreção no quarto parágrafo. As vendas no varejo da China em março vieram em linha com as expectativas, e não como foi publicado. Segue nota corrigida abaixo:

As bolsas chinesas fecharam em leve baixa nesta sexta-feira (15), num movimento de realização de lucros, após novos dados mostrarem que a economia da China desacelerou mais no primeiro trimestre.

O Xangai Composto, principal índice acionário chinês, caiu 0,1%, a 3.078,12 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, recuou 0,2%, a 1.978,58 pontos.

Entre janeiro e março, o Produto Interno Bruto (PIB) da China teve expansão anual de 6,7%, após crescer 6,8% nos três meses anteriores, como previam os analistas, segundo números oficiais publicados no fim da noite de ontem.

Apenas em março, a produção industrial chinesa avançou 6,8% na comparação anual, superando as expectativas, enquanto as vendas no varejo subiram 10,5%, vindo em linha com o esperado.

Os indicadores, porém, não foram suficientes para alimentar a confiança nos mercados chineses. Segundo alguns analistas, os investidores decidiram realizar lucros hoje, uma vez que a Bolsa de Xangai acumulou ganhos de cerca de 16% entre o fim de janeiro e ontem. De qualquer forma, o índice ainda mostra desvalorização em torno de 13% no ano, devidos a fortes perdas registradas no começo de janeiro.

Dow Jones Newswires