ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas chinesas sobem com incentivos ao setor imobiliário.

O governo chinês decidiu reduzir o imposto de venda para determinados compradores de imóveis.

Em 22/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As bolsas chinesas fecharam em alta robusta nesta segunda-feira (22), após Pequim anunciar novas medidas para incentivar o setor imobiliário e mudar o presidente do órgão regulador de mercados do país.

O Xangai Composto, principal índice acionário da China, subiu 2,4%, encerrando o pregão a 2.927,18 pontos, enquanto o Shenzhen Composto, de menor abrangência, avançou 2%, a 1.888,18 pontos.

Na sexta-feira, o governo chinês decidiu reduzir o imposto de venda para determinados compradores de imóveis, em sua última tentativa de revitalizar a indústria imobiliária.

Além disso, foi confirmada no fim de semana a renúncia de Xiao Gang da presidência da CSRC - como é conhecido o regulador de valores mobiliários na China - e sua substituição por Liu Shiyu, um veterano do banco central chinês.

A saída de Xiao veio após o que analistas descrevem como uma "série de políticas equivocadas", que contribuiu para a forte turbulência que os mercados acionários chineses enfrentaram a partir de meados do ano passado.

Destacaram-se hoje na China o índice de imobiliárias de Xangai, com alta de 2,2%, ações de seguradoras e corretoras, que tiveram ganhos de 4,1% e 3,6%, respectivamente, e também papéis de empresas de recursos naturais, em meio à expectativa de que o governo continue agindo para reduzir o excesso de capacidade nesse setor.

Dow Jones Newswires.