ECONOMIA INTERNACIONAL

Bolsas da Ásia e do Pacífico fecham sem direção única

A tensões relacionadas à Península Coreana voltaram a ficar em segundo plano.

Em 27/09/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira, à medida que investidores digeriram comentários da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Janet Yellen, e tensões relacionadas à Península Coreana voltaram a ficar em segundo plano.

Em discurso considerado ligeiramente “hawkish” – ou seja, favorável ao aperto da política monetária -, Yellen disse ontem que o Fed terá de continuar elevando juros gradualmente diante de “incertezas significativas”. Para ela, seria “imprudente” manter a política inalterada até que a baixa inflação dos EUA ganhe força o suficiente para alcançar a meta oficial de 2%.

Após a fala de Yellen, contratos futuros monitorados pelo CME Group sugeriam probabilidade superior a 80% de que o Fed elevará juros por uma terceira vez este ano.

Na China continental, o índice Xangai Composto teve alta marginal de 0,05% hoje, a 3.345,27 pontos, enquanto o menos abrangente Shenzhen Composto subiu 0,78%, a 1.979,28 pontos. Já em Hong Kong, o Hang Seng avançou 0,47%, a 27.642,43 pontos, impulsionado por ações dos setores imobiliário, bancário e de cassinos com sede em Macau.

Em Tóquio, por outro lado, o Nikkei ficou no vermelho pelo segundo pregão seguido, com queda de 0,31%, a 20.267,05 pontos, pressionado por ações negociadas ex-dividendos.

A questão da Coreia do Norte permanece no radar mas, de ontem para hoje, não houve novidades na retórica bélica que Washington e o regime de Pyongyang iniciaram há várias semanas. A cautela, porém, prevaleceu no mercado sul-coreano, onde o Kospi recuou 0,07%, a 2.372,57 pontos.

Entre outras bolsas menores da Ásia, o Taiex subiu 0,68% em Taiwan, a 10.326,68 pontos, graças à recuperação de algumas empresas de tecnologia que tiveram fortes perdas recentes em meio a preocupações com a demanda pelos novos iPhones da Apple, enquanto o filipino PSEi avançou 0,63% em Manila, a 8.221,92 pontos.

Na Oceania, a bolsa australiana caiu um pouco mais hoje, acumulando quedas em oito dos últimos 11 pregões. O índice S&P/ASX 200 teve baixa de 0,12% em Sydney, encerrando o dia a 5.664,30 pontos. Com informações da Dow Jones Newswires.

Imagem: Bolsas da Ásia - bolsa de Xangai - Reuters/Digulgação