POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro assina acordo sobre tradução de livros para braile
Decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar a literatura às necessidades especiais
Em 03/12/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Durante a cerimônia também foram entregues troféus do Prêmio de Acessibilidade do programa Pátria Voluntária, da Casa Civil em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.
O presidente Jair Bolsonaro assinou hoje (3), em cerimônia alusiva ao Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, o tratado de Marraqueche. O decreto prevê medidas de acessibilidade para adaptar obras literárias às necessidades especiais de pessoas com deficiência visual.
No discurso de abertura, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, falou sobre as medidas interministeriais de inclusão e acessibilidade - uma das agendas prioritárias para o governo federal, segundo o ministro.
O ministro afirmou que há uma parceria entre as pastas de Saúde, Educação, Mulher, Família e Direitos Humanos e a Casa Civil chamada Plano Nacional de Tecnologia Assistiva que prevê 24 iniciativas e 47 metas para o próximo ano em relação à acessibilidade e pesquisa.
“Todos nós, a medida que envelhecemos, precisamos de algum tipo de tecnologia assistiva. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações é uma ferramenta de desenvolvimento do país inteiro. Faremos esse plano ser efetivo agora para a população e para nós, que vamos precisar no futuro”, declarou.
Durante a cerimônia também foram entregues troféus do Prêmio de Acessibilidade do programa Pátria Voluntária, da Casa Civil em parceria com o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). A premiação celebra iniciativas públicas e privadas que viabilizem o amplo exercício da cidadania por pessoas com deficiência.
“O governo reconhece e precisa da participação social para desenvolver políticas públicas. No passado, isso era restrito. Queremos mostrar para o Brasil como a sociedade civil tem feito coisas extraordinárias, e como a nação é solidária”, afirmou a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.
Segundo números do governo federal, as medidas e planos de acessibilidade receberam em 2021 cerca de R$ 600 milhões em investimentos públicos. (Agência Brasil)
Leia também:
> Governo Federal começa a pagar vale-gás ainda neste mês
> Senado aprova PEC dos precatórios; texto volta para a Câmara
> Jair Bolsonaro quer levar ao menos cinco ministros para o PL
> Presidente Jair Bolsonaro assina filiação ao PL nesta terça (30)
> Doria vence prévias do PSDB para disputar presidência
> PF reabre a investigação de facada em Jair Bolsonaro
> Moro vai ao Senado, acena ao PSDB e critica PT e Bolsonaro
> Presidente Jair Bolsonaro confirma filiação ao PL no dia 30
> Bolsonaro ataca proposta e ameaça reagir "fora das 4 linhas"
> Presidente Bolsonaro sanciona lei que institui o auxílio gás
TAGS: JAIR BOLSONARO | ACESSIBILIDADE | BRAILE | TRADUÇÃO | PESSOAS COM DEFICIÊNCIA