POLÍTICA NACIONAL
Bolsonaro vota e fala que ganhará se a eleição “for limpa”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) votou na manhã deste domingo (02), no Rio de Janeiro.
Em 02/10/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram que é Lula quem tem alguma chance de liquidar a disputa neste domingo.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) votou na manhã deste domingo (02), no Rio de Janeiro e disse estar confiante na vitória, apesar das pesquisas eleitorais da véspera mostrarem o candidato à reeleição atrás do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Em eleições limpas, nós ganharemos hoje com no mínimo 60% dos votos”, disse Bolsonaro em vídeo divulgado em suas redes sociais antes de votar. “Todos os indícios que nós temos são favoráveis a nós. O outro lado não conseguiu sair às ruas, não fez campanha, não tem aceitação, não tem credibilidade”.
Bolsonaro tem questionado durante toda a campanha, sem apresentar provas, a integridade do sistema eleitoral e também colocou em dúvida a isenção de ministros da Justiça Eleitoral e de institutos de pesquisa.
Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas no sábado mostraram que é Lula quem tem alguma chance de liquidar a disputa neste domingo.
Entre elas, o Ipec registrou Lula com 51% dos votos válidos –que excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa– e o Datafolha colocou o petista com 50%. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Os dois levantamentos colocam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) em segundo lugar, com 37% no Ipec e 36% no Datafolha. (Reportagem adicional de Beatriz Garcia, em São Paulo - Reuters - https://istoe.com.br/author/reuters/)
Leia também:
> "Eleição importante": Lula vota em São Bernardo do Campo
> Eleições: Três estados brasileiros pode influir no futuro do País
> Eleições: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo
> Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o 1º turno
> Bolsonaro diz que não houve atraso na vacinação da Covid
> Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira
> Tebet e Soraya se destacam em debate; Kelmon "vergonhoso"
> TSE identifica R$605 mi em transações suspeitas de campanhas
> TSE: Mais de 440 candidatos declararam ter alguma deficiência
> Prazo para pedir 2ª via do título de eleitor termina na quinta
TAGS: ELEITORES | LULA | BOLSONARO | CASAGRANDE | PESQUISAS | VOTO