TEMAS GERAIS

Bombeiros e brigadistas combatem incêndio no Rola Moça pelo 5º dia.

Neste domingo, novo foco é combatido no bairro Independência.

Em 18/10/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola Moça, em Belo Horizonte, entrou no quinto dia neste domingo (18). Pela manhã, um novo foco era combatido no bairro Indepedência, na Região do Barreiro. Desde quarta-feira (14), bombeiros e brigadistas trabalham para apagar o fogo, que começou de forma supostamente criminosa.  

Devido à grande incidência de incêndios, o governo de Minas Gerais decretou situação de emergência. A medida vale por 90 dias e serve para agilizar os procedimentos de combate.

Neste sábado (17), o gerente-geral do parque, Marcus Vinícius de Freitas, informou que um homem foi visto colocando o fogo na última quarta-feira (14). A ação foi presenciada por um funcionário da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Quando os seguranças do parque chegaram ao local o suspeito havia fugido.

Não há um balanço da área queimada. Ontem, segundo a gerência do parque, 137 pessoas, entre brigadistas e bombeiros, atuavam no combate ao fogo. Dois helicópteros, um dos bombeiros e outro do Instituto Estadual de Florestas (IEF), e três aviões de pequeno porte, capazes de lançar 2 mil litros de água por vez, cada um, estão sendo usados nos trabalhos. A queimada começou por volta das 13h30 desta quarta-feira (14) em uma área também localizada na Região do Barreiro.

Fumaça encobre uma área no Parque Estadual do Rola Moça neste domingo (18) (Foto: Danilo Girundi/ TV Globo)
Fumaça encobre uma área no Parque Estadual do Rola Moça neste domingo (18) (Foto: Danilo Girundi/ TV Globo)