TEMAS GERAIS
Bombeiros vão alagar turfa para combater incêndio na Serra, ES
Área atingida pelo fogo passa dos 200 mil metros quadrados
Em 23/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Corpo de Bombeiros vai usar técnicas de alagamento para combater o incêndio na área de turfa próxima ao Mestre Ávaro, na Serra, local de onde sai a fumaça que, há dias, vem incomodando moradores de várias partes da Grande Vitória.
O incêndio já atingiu uma área de 200 mil metros quadrados. A turfa é uma matéria orgânica. O fogo está debaixo da terra e queima lentamente. Moradores da região sofrem com a fumaça, que causa irritação nos olhos e na garganta.
De acordo com o tenente-coronel Pavani, que coordena a operação, o método é o mais indicado para combater a queimada, que acontece por baixo do solo. "É um combate extremamente difícil, porque uma grande quantidade de água é necessária para amenizar uma pequena área de incêndio", conta Pavani, que explica ainda que toda água utilizada no combate ao incêndio não é potável e é proveniente de reuso.
Apesar da chuva que caiu em alguns pontos da Grande Vitória entre a noite deste domingo (22) e madrugada desta segunda-feira (23), o incêndio continua em grandes proporções no local e deve perdurar por mais alguns dias. "Não tivemos registros de chuva naquela região da Serra. Estamos mobilizando nossa equipe, mas como o combate é complicado, a situação deve continuar por mais tempo", informa.
Fonte: G1-Espírito Santo