ESPORTE INTERNACIONAL
Bottas vence corrida sprint, mas Verstappen herda pole na Itália
Bottas confirmou a vitória, enquanto Verstappen fechou o dia como verdadeiro vencedor.
Em 11/09/2021 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Em dia de revés inesperado para a Mercedes, Valtteri Bottas levou a corrida sprint, mas Max Verstappen foi o maior vencedor do sábado com o erro de Lewis Hamilton na largada.
Valtteri Bottas venceu a segunda corrida sprint da Fórmula 1, mas Max Verstappen fechou o sábado (11) em Monza como o grande vencedor. O holandês terminou a corrida de classificação na Itália em segundo lugar, só atrás do finlandês da Mercedes, mas vai largar na pole por conta da troca de motor providenciada pela equipe heptacampeã, o que vai fazer Bottas abrir o GP da Itália no fim do grid. Para melhorar ainda mais o cenário para Max, Lewis Hamilton errou na largada e não passou do quinto lugar na corrida sprint. O britânico foi o grande perdedor do dia.
Assim, Bottas somou 3 pontos extras com o triunfo desta tarde, enquanto Verstappen somou 2 pelo segundo lugar. A terceira posição na corrida sprint ficou com Daniel Ricciardo, da McLaren, na melhor jornada com a equipe britânica. De quebra, o australiano somou 1 ponto. E Hamilton, além de ficar só na terceira fila do grid da corrida principal, ficou sem pontos e viu a diferença no campeonato aumentar para 5 tentos em relação ao líder do campeonato.
Como foi
A segunda corrida sprint da história da Fórmula 1 começou com 28ºC de temperatura ambiente e 43ºC na pista. Antes, Marcell Jacobs, italiano que foi campeão olímpico nos 100m rasos e do revezamento 4 x 100m nos Jogos de Tóquio, simulou uma partida na prova que o consagrou em 2021.
Antes mesmo da largada, a Mercedes já tinha acertado nos bastidores para Valtteri Bottas deixar Lewis Hamilton passar e abrir o máximo de pontos para Max Verstappen ao longo da corrida deste sábado.
"Gostaria de passar pela primeira curva em 1-2 na mesma formação [da largada]. Vimos que existem muitas variáveis na largada, e então tudo vai se ajeitar", disse o chefe da equipe. Bottas, Hamilton e Verstappen optaram pela estratégia de iniciar a prova com pneus médios.
A Mercedes só não esperava que Hamilton largasse muito mal. O heptacampeão não tracionou bem e perdeu muitas posições nos primeiros metros e caiu de segundo para quinto. Bottas partiu bem e manteve a primeira posição, seguido por Verstappen e Daniel Ricciardo, que largou com pneus macios e conseguiu passar Lando Norris antes da chicane.
Ainda na primeira volta, Pierre Gasly chegou a tocar de leve na McLaren de Ricciardo e teve uma avaria na asa dianteira. O francês, que ganhou em Monza em 2020, perdeu o controle do carro da AlphaTauri e bateu com força na Curva Grande. Safety-car na pista. Lá atrás, Yuki Tsunoda se envolveu em um incidente com Robert Kubica e xingou o polonês: "Idiota", disparou.
A relargada foi dada pela direção de prova na volta 4. Bottas manteve a dianteira, com Verstappen em segundo e as McLaren de Ricciardo e Norris mais atrás. Em quinto, Hamilton tinha de lutar com os carros à frente, a começar pelo compatriota.
Bottas manteve uma vantagem ligeiramente confortável perante Verstappen, que despontava como o grande vitorioso no sábado em Monza em razão do revés de Hamilton na largada. A corrida sprint estava agitada mesmo no meio do pelotão com a disputa que envolvia Sergio Pérez, em nono, Lance Stroll em décimo, Fernando Alonso em 11º e Sebastian Vettel, que vinha mais atrás.
O top-10 da corrida era formado por Bottas, Verstappen, Ricciardo, Norris, Hamilton, Charles Leclerc, Carlos Sainz, Antonio Giovinazzi, Pérez e Stroll.
A corrida seguiu sem muitas mudanças nas posições de ponta. Verstappen tentou se aproximar de Bottas, mas o finlandês estava confortavelmente na frente. Hamilton buscava chegar em Norris, mas o jovem piloto da McLaren conseguia se manter com força em quarto. A única grande disputa era pelo oitavo lugar, com Pérez na cola de Giovinazzi.
No fim das contas, depois de 18 voltas, Bottas confirmou a vitória, enquanto Verstappen fechou o dia como verdadeiro grande vencedor em Monza. Para decepção total de Hamilton.
O Grande Prêmio de Monza de Fórmula 1, acontecerá neste domingo (12), com largada prevista para 10h (de Brasília).
Resultado da sprint:
1) Valtteri Bottas (Mercedes)
2) Max Verstappen (Red Bull/Honda)
3) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
4) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
5) Lewis Hamilton (Mercedes)
6) Charles Leclerc (Ferrari)
7) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
8) A.Giovinazzi (Alfa Romeo/Ferrari)
9) Sergio Pérez (Red Bull/Honda)
10) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
11) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
12) Sebastian Vettel (Aston Martin/Mercedes)
13) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
14) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
15) George Russell (Williams/Mercedes)
16) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Honda)
17) Nikita Mazepin (Haas/Ferrari)
18) Robert Kubica (Alfa Romeo/Ferrari)
19) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
20) Pierre Gasly (AlphaTauri/Honda) - (Por Fernando Silva - Grande Prêmio - Por Gabriel Gavinelli - F1 Mania)
Leia também:
> Bottas larga na frente em corrida sprint da F1 em Monza
> Flamengo contrata zagueiro David Luiz até dezembro de 22
> Brasil vence Peru por 2 x 0 e mantém 100% nas Eliminatórias
> Alison dos Santos é prata na etapa de Zurique da Diamond
> Japão desiste de organizar Mundial de Clubes por pandemia
> CPB quer acesso às imagens que tiraram ouro de brasileiro
> Equipe Williams de F1 confirma Albon para o lugar de Russell
> Fifa abre processo disciplinar contra Brasil e Argentina
> George Russell substitui Valtteri Botas na equipe Mercedes
> Pelé foi operado em SP para retirada de um tumor no cólon
> Delegação argentina foi informada a tempo sobre irregularidade
TAGS: FÓRMULA 1 | VALTTERI BOTTAS | ALFA ROMEO | MERCEDES | CORRIDA | SPRINT | CONTRATO