ESPORTE INTERNACIONAL
Brasil conquista ouro em prova de hipismo no Canadá.
O Brasil voltou a brilhar em uma etapa de Copa das Nações de hipismo.
Em 15/09/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Brasil voltou a brilhar em uma etapa de Copa das Nações de hipismo. Depois de conquistar o ouro na semana passada no CSIO3* de Arezzo, na Itália, a equipe de saltos brasileira venceu a competição no CSIO5* de Spruce Meadows, no Canadá.
Pedro Veniss, Felipe Amaral, Eduardo Menezes e Rodrigo Pessoa conquistaram a medalha de ouro com 13 pontos perdidos deixando para trás equipes tradicionais como França, Canadá, Estados Unidos e Suíça.
Pedro Veniss é um dos cinco cavaleiros contemplados pelo projeto Brasil Medalhas, numa parceria entre a CBH, COB e Ministério do Esporte. “Foi a primeira vez que o Brasil foi convidado a participar com uma equipe dessa competição tão importante. Foi uma vitória histórica".
“Estávamos numa disputa acirrada com a França, mas tive a tranquilidade que era preciso para fechar a participação da equipe com um zero. Foi muito especial ganhar aqui”, finalizou campeão olímpico Rodrigo Pessoa. A França ficou com a medalha de prata com 16 pontos perdidos.
Com 24 pontos, o Canadá, representado por Yann Candele / Showgirl (4/8), Tiffany Foster / Tripple X III (4/4), Eric Lamaze / Fine Lady 5 (4/4) e Ian Millar / Dixson (4/4), ficou com o bronze.
Preparação para 2016
A participação na Copa das Nações de Spruce Meadows faz parte da estratégia de preparação da equipe brasileira para os Jogos Olímpicos Rio 2016, numa parceria entre a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e o Ministério do Esporte.
A conquista da segunda medalha de ouro, em menos de uma semana e por uma equipe diferente, comprova o excelente trabalho que vem sendo feito pelo francês Jean Maurice Bonneau, técnico do Brasil, junto à CBH, para formar um time competitivo capaz de brigar por um lugar no pódio no Rio de Janeiro.
A campanha do Brasil no Canadá teve ainda outro ponto alto. Depois de ser destaque na conquista da medalha de ouro do Brasil na Copa das Nações, o cavaleiro paulista Pedro Veniss garantiu, no domingo (13), o terceiro lugar no Grande Prêmio do CSIO5* de Spruce Meadows, também disputado no Canadá.
Montando Quabri de L’Isle, o brasileiro terminou a prova com uma falta por excesso de tempo no segundo percurso em 72s94. O campeão foi o britânico Scott Brash / Hello Sanctos, sem faltas, em 70s75; e o segundo colocado foi o belga Pieter Devos / Dylano, com um ponto perdido e o tempo de 73s31.
O CSIO5* Spruce Meadows Masters terminou no domingo (13). A competição é uma das mais prestigiadas no cenário hípico internacional e completa 40 anos em 2015 distribuindo mais de 2,5 milhões de dólares canadenses, sendo 300 mil para a Copa das Nações e 1,5 milhão para o GP. A principal prova do concurso é um dos mais prestigiados Grande Prêmios do mundo e faz parte do Grand Slam da Rolex.
Resultado GP do CSIO5* de Spruce Meadows – 1.60m
1º Scott Brash / Hello Sanctos (GBR) – 0/0 – 84s72 / 70s75
2º Pieter Devos / Dylano (BEL) – 0/1 – 87s10 / 73s31
3º Pedro Veniss / Quabri de L’Isle (BRA) – 0/1 – 88s85 / 72s94
Resultado final
Ouro – Brasil – 13 pontos perdidos
Prata – França – 16pp
Bronze – Canadá – 24pp
Pedro Veniss leva mais um bronze.
Fonte: Brasil 2016, com informações da Confederação Brasileira de Hipismo