ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil conquista três medalhas no Mundial de Paracanoagem na Itália.

Luis Carlos comemora após vencer a prova do VL1 masculino: ele se tornou bicampeão mundial.

Em 20/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

O Brasil começou bem a disputa do Campeonato Mundial de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2015, em Milão, na Itália. No primeiro dia de competições, na quarta-feira (19), os brasileiros conquistaram dois ouros e um bronze. O torneio é o maior campeonato da história da modalidade, com a presença de mais de 1.700 atletas de 101 países.

O paracanoísta Luis Carlos Cardoso garantiu o ouro na final do VL1 Masculino com o tempo de 57s912, tornando-se bicampeão mundial da categoria. A prata ficou com polonês Jakub Tokark, com 58s639 e o bronze com o húngaro Robert Suba, que marcou 1m02s919.

“Quando a gente se encontra com alguma deficiência física, a primeira coisa que pensamos é que a vida acabou, mas é o contrário, a vida recomeça com uma outra história, e a paracanoagem está aí para quem quiser praticar”, destacou.

O segundo ouro veio na segunda final do dia com Caio Ribeiro conquistando o primeiro lugar do VL3 Masculino, com o tempo de 50s656, em prova que a prata ficou com o britânico Jonathan Young (51s058) e o bronze com o húngaro Daniel Geri (52s311).

Para finalizar o dia de ótimos resultados brasileiros, a estreante Aline Souza Lopes garantiu o bronze no VL3 feminino, com o tempo de 1m05s432, em prova que o ouro ficou com a norte-americana Anja Pierce (1m02s536) e a prata com a britânica Frances Bateman (1m03s208). “Essa força (na paracanoagem) vem do brasileiro mesmo, essa vontade de vencer, essa vontade de ir em frente, sempre lutando pelo melhor e representando nosso país”, disse Aline.

O Mundial de Milão é o primeiro evento classificatório para os Jogos Paralímpicos Rio 2016, o segundo será o Mundial de 2016 em maio na Alemanha. Em Milão, os seis primeiros colocados nas provas KL1, KL2 e KL3, no masculino e feminino, garantem vaga para seu país para o Rio 2016.

Expectativa

Os canoístas brasileiros também garantiram vagas para mais quatro finais A do campeonato. Luciano Meirelles se garantiu na final do VL2 200m masculino ao chegar na terceira colocação da eliminatória 1. O tetracampeão mundial Fernando Fernandes fez bonito no KL1 200m masculino ao chegar em primeiro na eliminatória 2, mesma posição de Luis Carlos Cardoso na eliminatória 3 da categoria.

Fernando “Cowboy” Rufino foi outro brasileiro a garantir vaga diretamente para a final ao chegar em primeiro na eliminatória 2 do KL2 200m masculino. As finais A da Paracanoagem acontecem no período da tarde de quinta e sexta-feira.

Finais B

Além das vagas nas finais A, o Brasil também garantiu presença nas finais B da competição. Alex Pessoa chegou na quinta colocação da semifinal do KL2 masculino e garantiu seu lugar na final B da categoria, marcada para esta quinta, às 14h. No KL3 masculino, Caio Ribeiro e Vander Pereira de Lima se classificaram para a final B na terceira e quarta posições da semifinal, respectivamente. A final B está marcada para sexta-feira, às 14h45.

A canoísta Debora Bevenides conseguiu chegar até a semifinal do KL2 200m feminino, mas a sétima colocação na prova não foi suficiente para entrar nas finais da categoria.

No KL3 feminino, as brasileiras estreantes em Mundiais Mari Santilli e Aline Lopes chegaram à semifinal e ficaram com a quarta e a sétima posições na etapa. Andrea Pontes e Silva, com a sétima colocação na semifinal do KL1 feminino, também não passou para a final.

Fonte: Brasil 2016.