ECONOMIA NACIONAL

Brasil conta com plataforma que certifica energia renovável

CCEE lançou a 1ª plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável

Em 30/10/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: © Soninha Vill/GIZ

De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade, a partir dessas informações, de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), uma associação civil sem fins lucrativos responsável pelo comércio de eletricidade no país, lançou nesta terça-feira (29), na capital paulista, a primeira plataforma brasileira que irá centralizar a certificação de energia renovável.

>> Estudo do Ipea aponta injustiça tributária no Brasil

De acordo com a CCEE, o serviço concentrará dados das empresas e entidades certificadoras do país e terá a capacidade, a partir dessas informações, de fazer o rastreamento da origem da energia utilizada. Uma das funções da plataforma será de evitar a dupla certificação da mesma energia. 

A Câmara estima que cerca de 93% da eletricidade produzida no Brasil já vêm de fontes como usinas eólicas, solares, hidrelétricas e de biomassa. Em 2021, segundo a CCEE, menos de 2% desta energia renovável era certificada. Em 2022, o percentual avançou para 4% e, em 2023, subiu para 6,9%. De acordo com projeções da Câmara, esse resultado poderia chegar até 50%.

“Vamos contribuir com a atração de investidores, ampliação dos negócios e geração de empregos, além de potencializar a inserção, no mercado internacional, dos produtos verdes brasileiros”, destacou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos.

O secretário Nacional de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia (MME), Gentil Sá, ressaltou que a ferramenta facilitará a posição do país na vanguarda da economia verde.

"É a confiança que o setor energético precisa. Vamos centralizar dados e possibilitar o rastreamento da origem da energia utilizada como lastro para a emissão de certificados. A certificação é uma etapa fundamental para essa valoração. Isso agrega muita credibilidade internacional para a indústria verde do Brasil”, disse Gentil. (Por Bruno Bocchini/Agência Brasil)

Leia também: 

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
Estudo do Ipea aponta injustiça tributária no Brasil
Prazo para adesão ao programa Litígio Zero termina dia 31
Petrobras produz 2,7 milhões de barris de petróleo no 3º tri
Nova plataforma desburocratizará regulação de investimentos
Mercado financeiro eleva previsão da inflação para 4,55%
PIX terá regras mais rígidas a partir do 1º de novembro, diz BC
Em novembro, bandeira tarifária de energia será amarela
Total de mulheres responsáveis por domicílios cresce, diz Censo

TAGS:
BRASIL | PLATAFORMA | ENERGIA | RENOVÁVEL | CCEE