ESPORTE INTERNACIONAL

Brasil é destaque no nono dia de competição em Toronto.

Medalhas para o Brasil depois de 12 anos sem na marcha atlética.

Em 20/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Nono dia da participação brasileira nos Jogos Pan-Americanos de Toronto: 

Canoagem

No último dia da modalidade no Pan de Toronto, os brasileiros disputaram cinco finais no percurso natural montado em Minden Wild Water Preserve, distante duas horas e meia de carro de Toronto, e o resultado foram mais cinco medalhas para o País. Ana Sátila, atleta contemplada com a Bolsa Pódio, conquistou um ouro na C1 e uma prata na K1 e se tornou a primeira brasileira campeã dos Jogos Pan-Americanas na história do slalom. Às medalhas de Ana Sátila somaram-se o bronze de Felipe Borges na canoa C1, e as pratas de Pedro Henrique Gonçalves, o Pepê, no caiaque K1; e Anderson Oliveira e Charles Corrêa, no caiaque C2, e a canoagem deixa o Pan de Toronto com surpreendentes 14 pódios – 3 ouros, 6 pratas e 5 bronzes. A meta da equipe era obter dez medalhas.

Vôlei de praia

No masculino, o Brasil confirmou o favoritismo e a dupla Álvaro Filho e Vítor Araújo chegou à final do vôlei de praia no Pan. Os brasileiros derrotaram os cubanos Nivaldo Diaz e Sérgio Gonzalez por 2 sets a 0, parciais de 21/17 e 21/15, na arena do Centro de Vôlei de Praia. No feminino, Lili e Carol enfrentaram as argentinas Gallay e Klug na semifinal e perderam a partida por 2 sets a 1, parciais de 17/21, 23/21 e 13/15. Com o resultado, Lili e Carol vão disputar o bronze contra as canadenses Humana-Paredes e Pischke. A partida será nesta terça-feira (21), às 16h (horário de Brasília). 

Vôlei

Em confronto com a forte a equipe de Cuba, o Brasil acabou derrotado por 3 sets a 2 (20/25, 25/18 23/25, 25/22 e 11/15). A próxima partida é contra a da chave, Argentina, na terça-feira (21), para confirmar a classificação às quartas de final do torneio. Mesmo com o revés, o Brasil segue confiante, já que os três melhores times de cada grupo avançam.

Basquete

A seleção feminina de basquete perdeu a semifinal para o Canadá e vai disputar a medalha de bronze dos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A partida foi amplamente dominada pelas canadenses e terminou com o placar de 91 x 63. Na final, as anfitriãs terão a seleção dos Estados Unidos pela frente. As brasileiras jogam contra Cuba nesta segunda-feira (20), às 17h (horário de Brasília), pela medalha de bronze.

Ginástica rítmica

Após o pentacampeonato no geral por conjunto, no sábado (18), as brasileiras conquistaram a medalha de ouro nas fitas. No individual, Angélica Kvieczynski ainda levou o bronze no arco, com a nota 15.358.

Atletismo - Marcha atlética

Érica Sena chegou em segundo lugar na prova de 20km da marcha atlética em Toronto. No masculino, Caio Bonfim assegurou o bronze após 12 anos sem ver a bandeira do Brasil no pódio. A última medalha havia sido conquistada por Mário dos Santos, na prova dos 50km, em Santo Domingo 2003.

Ginástica de trampolim

O Brasil ficou sem medalha na ginástica de trampolim pela primeira vez desde que a modalidade passou a fazer parte dos Jogos Pan-Amerianos, em 2007. Na competição entre as mulheres, Camilla Gomes terminou na sexta posição, com 49.990 pontos. Entre os homens, Carlos Ramirez Pala fez 37.170 pontos e ficou em oitavo. 

Futebol

A seleção brasileira feminina de futebol derrotou o Canadá por 2 x 0 neste domingo. Com três vitórias em três jogos, 12 gols a favor e apenas um contra, o Brasil terminou a fase classificatória em primeiro lugar no Grupo B, com 9 pontos. Com isso, pega o México, segundo colocado do Grupo A, nesta quarta-feira (22) pelas semifinais.

Tênis de mesa

As seleções brasileiras de tênis de mesa encerraram o primeiro dia de disputas dos Jogos Pan-americanos invictas e classificadas para as quartas de final por equipes. Após o time feminino superar Peru e Cuba, o masculino repetiu a dose com vitórias sobre Equador e Estados Unidos. As disputas individuais, que classificarão os campeões individuais para os Jogos Olímpicos Rio 2016, começarão na quarta-feira (22).

Boxe

O Brasil teve um dia de bons resultados no boxe. Os pugilistas brasileiros conseguiram três vitórias e apenas uma derrota. O primeiro atleta a lutar foi Julião Neto (52kg), que acabou eliminado pelo guatemalteco Eddi Barillas. Na luta seguinte, Roberto Queiroz (69kg) venceu o canadense Sasan Joo e garantiu uma vaga nas quartas de final. Na penúltima luta do dia, Michel Borges (81kg) passou pelo americano Steven Nelson e avançou às quartas. O último a subir ao ringue foi Rafael Lima (91kg), que venceu Clayton Laurent, das Ilhas Virgens, por 2 a 1, e já chegou às semifinais.

Taekwondo

No primeiro dia de competição do taekwondo no Pan Toronto 2015, a brasileira Iris Tang Sing conquistou a medalha de bronze na categoria até 49kg ao superar a canadense Yvette Yong por 8 x 6. No masculino, Venilton Torres, 19 anos, ficou em quarto lugar na categoria até 58kg ao ser derrotado pelo argentino Lucas Guzman por 2 x 0.

Handebol

A seleção brasileira masculina de handebol goleou o Uruguai por 34 x 17 e assumiu a liderança do Grupo A da modalidade nos Jogos Pan-Americanos. Nesta terça-feira (21), a equipe enfrenta a República Dominicana, no encerramento da primeira fase. 

Fonte: Brasil 2016