CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Brasil e União Europeia assinam acordo para pesquisa no Atlântico.
Documento define sete áreas prioritárias para a cooperação bilateral.
Em 18/11/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O Brasil assinou um termo de cooperação com a União Europeia para ampliar a pesquisa no oceano Atlântico. O acordo abrange projetos relacionados à abordagem ecossistêmica, mudanças climáticas, sistema de observação, segurança marítima, saúde, protocolos de amostragem, acesso e uso de dados, e novas tecnologias para atender as necessidades da sociedade.
Com o acordo de cooperação, assinado nesta terça-feira (17), Brasil e União Europeia passam a compartilhar informações sobre as atividades desenvolvidas em cada área e a discutir as prioridades para ações conjuntas, o que vai permitir oportunidades de cooperação técnica e científica e o compartilhamento de apoio técnico e logístico.
A parceria também prevê o intercâmbio de pesquisadores e técnicos entre universidades e institutos de pesquisa do Brasil e da União Europeia.
Pesquisa no Atlântico Sul e Tropical
Em outubro, Brasil, Argentina, África do Sul, Angola e Namíbia, junto a representantes dos estados membros da União Europeia, começaram o processo de definição de uma agenda para colaboração em pesquisa científica no Atlântico Sul e Tropical, para aperfeiçoar os mecanismos de cooperação em pesquisa oceânica.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação