ESPORTE INTERNACIONAL
Brasil participa do Mundial de Astana, no Cazaquistão.
Competição será realizada entre 24 e 30 de agosto.
Em 20/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Começa na próxima segunda-feira (24) o Campeonato Mundial de Judô, em Astana, no Cazaquistão. A competição será o último grande evento antes dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Foram pré-inscritos 816 atletas de 129 países, sendo 490 homens e 326 mulheres.
O Brasil será uma das 11 delegações que vão contar com o número máximo de atletas na competição: nove homens e nove mulheres. Sarah Menezes (48 kg), Nathália Brigida (48 kg), Érika Miranda (52 kg), Rafaela Silva (57 kg), Mariana Silva (63 kg), Maria Portela (70 kg), Mayra Aguiar (78 kg), Maria Suelen Altheman (+78 kg), Rochele Nunes (+78 kg), Felipe Kitadai (60 kg), Eric Takabatake (60 kg), Charles Chibana (66 kg), Marcelo Contini (73 kg), Victor Penalber (81 kg), Leandro Guilheiro (81 kg), Tiago Camilo (90 kg), Luciano Correa (100 kg) e David Moura (+100 kg)
A categoria com o maior número de atletas é a leve, com 86 atletas no masculino e 61 no feminino. Caminho mais duro para o atleta Marcelo Contini e Rafaela Silva. “Esperava que a categoria fosse uma das mais cheias, mas não a mais cheia. Venho trabalhando em cima dessa possibilidade, me preparando fisicamente. Serão cinco ou seis lutas bem duras. É uma categoria bem equilibrada e nem os favoritos vão ter vida fácil. Acho que vai ser bem interessante e estou bem confiante, independentemente do número de inscritos”, avaliou Marcelo.
Por outro lado, David Moura, Maria Suelen Altheman e Rochele Nunes terão que lutar menos para chegar ao pódio. Na categoria pesado, somente 47 homens e 37 mulheres se inscreveram. “Minha preocupação não é com a quantidade e sim com a qualidade das atletas que vão estar nessa disputa. É uma competição com uma qualidade bem alta e eu estou focada para isso”, projetou Maria Suelen.
No primeiro dia do Mundial de Astana, na próxima segunda-feira (24), quatro atletas brasileiros entram no tatame para competir. Sarah Menezes e Nathália Brigida competem na categoria até 48 kg, enquanto Felipe Kitadai e Eric Takatabake lutam na categoria até 60 kg.
Fonte: Ministério do Esporte.