SAÚDE
Brasil tem 45% de cobertura em saúde bucal, a meta é 70%
A meta do governo federal é alcançar pelo menos até 70% de cobertura em saúde bucal.
Em 13/06/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Segundo o Ministério da Saúde, o montante possibilita, por exemplo, a implantação de mais de 6 mil equipes de saúde bucal e 100 Centros de Especialidades Odontológicas, além da aquisição de 300 Unidades Odontológicas Móveis.
Siga a CCNEWSFM no Instagram e concorra a ingressos para os melhores shows
O Brasil registra atualmente cerca de 45% de cobertura em saúde bucal. A meta do governo federal é alcançar pelo menos 70%. Os índices foram divulgados nesta quinta-feira (13) pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante evento em comemoração aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal, em Brasília.
>> Dengue: Cachoeiro começa a vacinar público de 10 a 14 anos
“Desde o ano passado, a partir de um trabalho de recomposição orçamentária, com o fim da PEC 95 e com a prioridade dada pelo governo federal a essa política, conseguimos, de fato, uma ampliação – e isso passa, naturalmente, pela questão da priorização no orçamento”, avaliou a ministra.
“Hoje, temos R$ 4,3 bilhões de investimento, no ano de 2024, em saúde bucal, o que representa crescimento de 123% em relação a 2023. Esse é um indicador importante de prioridade”, completou.
Segundo o Ministério da Saúde, o montante possibilita, por exemplo, a implantação de mais de 6 mil equipes de saúde bucal e 100 Centros de Especialidades Odontológicas, além da aquisição de 300 Unidades Odontológicas Móveis.
Cáries
Dados da pesquisa Saúde Bucal Brasil 2020/2023 divulgados nesta quinta-feira indicam que 53% das crianças de 5 anos entrevistadas não tinham cárie. Mais de 40 mil pessoas foram ouvidas e examinadas nas 27 capitais e em 403 municípios do interior do país – incluindo 7.198 crianças.
O índice é 14% maior do que o resultado da última pesquisa, em 2010, quando 46,6% das crianças entrevistadas estavam livres da doença.
O estudo destaca importante aumento de crianças de 5 anos livres de cárie, entre 2010 e 2023, nas regiões Sul (40,7%), Sudeste (21,9%), Nordeste (17,1%) e Norte (11,2%), tanto nas capitais como nas cidades do interior. O Centro-Oeste, por outro lado, apresentou pequena diminuição na proporção, passando de 38,8% para 37,9%. (Por Paula Laboissière/Agência Brasil)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Dengue: Cachoeiro começa a vacinar público de 10 a 14 anos
> Governo Federal investirá R$ 1 bilhão para ampliar consultas
> Programa prevê atendimento integrado e especializado no SUS
> Dengue: ação de educação continua nas escolas da Serra
> Quase um terço dos casos de malária ocorre em crianças
> Himaba em Vila Velha, é referência em cardiopatia congênita
> PMVV: Feira livre de Paul terá vacinação contra gripe e covid
> Enchentes afetam a saúde mental de moradores do RS
> Hospital Materno Infantil na Serra agora conta com 70 leitos
> Saúde: Vitória ofertará exames de ressonância e tomografia
TAGS: GOVERNO | META | SAÚDE BUCAL | BRASIL | COBERTURA