ESPORTE NACIONAL

Brasil tem classificação histórica nos saltos ornamentais.

Ao longo da competição, Juliana Veloso se manteve o tempo todo entre as dez primeiras.

Em 23/02/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

A atleta Juliana Veloso garantiu nesta segunda-feira (22) vaga para os Jogos Rio 2015. Ele obteve a nona colocação na eliminatória do trampolim 3m da Copa do Mundo da modalidade, competição que garantia vaga olímpica para os países das 18 primeiras colocadas. Com isso, Juliana estará presente, pela quinta vez, nos Jogos Olímpicos.

“Vamos lá, eu quero que seja a minha melhor (Olimpíada). Quero alcançar a final”, disse a saltadora, que conta com o apoio do programa Bolsa Atleta do Ministério do Esporte. Ao conseguir 315,50 pontos, ela superou o índice de 290 pontos estabelecido pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) para que a vaga seja de fato da atleta no trampolim 3m feminino.

Salto

Juliana foi a 31ª a saltar, entre 54 atletas. Ao longo da competição, ela se manteve o tempo todo entre as dez primeiras. A melhor pontuação foi obtida no terceiro salto (67,50) e a pior, no último (58,50). “Eu errei o último, caí errado. Eu caí mal e fiz mágica. Quem não conhece muito o esporte achou que foi bom salto” contou.

A boa participação foi uma espécie de redenção na Copa do Mundo. Na final do trampolim 3m sincronizado, com Tammy Galera, no último sábado (20), Juliana se desequilibrou, caiu de costas, e a dupla ficou com zero no último salto.

A Copa do Mundo de Saltos Ornamentais é evento-teste da modalidade para o Rio 2016 e ocorre até quarta feira (24) no Parque Aquático Maria Lenk.A semifinal e a final do trampolim 3m feminino ocorrem na terça-feira (23).

Em casa

A atleta do Fluminense participou pela primeira vez dos Jogos Olímpicos em Sydney 2000, e esteve presente em todas as edições até Londres 2012. Mas o Rio 2016 poderia ser a sexta Olimpíada de Juliana. “Eu me classifiquei para Atlanta (1996) e o Brasil não me levou, alegando que eu era nova demais. Tudo bem. Agora é Rio 2016”, disse.

Fonte: Ministério do Esporte