EDUCAÇÃO
Brasileira formada em Harvard faz palestra em Vitória (ES).
Tábata compartilhou experiência com alunos da rede pública e particular.
Em 25/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A jovem da periferia de São Paulo que se formou em ciência política e astrofísica na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, compartilhou a experiência dela com alunos e pais de escolas públicas e particulares em Vitória, neste sábado (24).
Tábata Moreira, de 22 anos e origem humilde, sempre estudou em escola pública. Durante toda sua trajetória escolar foram mais de 30 medalhas em olimpíadas escolares, que foram de física até linguística.
Ela conta que sua primeira competição foi a Olimpíada Brasileira de Matemática de Escolas Públicas (Obmep) quando estava na 5ª série, sendo medalhista de prata. No ano seguinte, após conseguir a medalha de ouro, recebeu uma bolsa de estudo em uma escola particular.
“Eu cheguei em Harvard por causa de todas as oportunidades que eu tive, que começaram como uma bolsa em uma escola particular e, depois, representar o Brasil em várias competições internacionais. Então, foram várias coisas que foram surgindo bem únicas. Por trás de tudo isso muitos professores me apoiavam. Muitas pessoas que acreditavam em mim”, contou.
A história de Tábata serviu de incentivo para Antônio Melo, de 16 anos, que mudou de uma Escola Municipal de Vitória para um colégio particular, depois de conseguir uma bolsa integral por meio do Instituto Pontes, que apóia jovens e adolescentes.
“Quando eu escutei a história dela pela primeira vez eu me inspirei. Ela conseguiu tudo isso por causa das olimpíadas e depois voltou para ajudar mais alunos. Eu penso em fazer alguma coisa parecida”, falou.
Nesta semana, Tábata participou de um ato pela educação pública na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ela faz parte de um movimento que acredita na educação de qualidade no país. Para contribuir com isso, ela sonha em ingressar na vida política.
“Eu penso em fazer mestrado em políticas públicas e economia daqui a alguns anos. Quero me candidatar e com sorte contribuir para que a gente tenha de fato uma política que se preocupe com a educação e que entenda que essa é uma questão muito importante, muito urgente. No futuro eu quero ser presidente, esse é meu maior sonho”, declarou.
Fonte: g1-ES