ESPORTE NACIONAL
Brasileiro volta à liderança do ranking mundial dos pesos pesados do judô.
Rafael Silva aparece na primeira colocação, apenas dois pontos à frente do heptacampeão mundial e campeão olímpico Teddy Riner
Em 14/02/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
O judoca Rafael Silva voltou a liderar o ranking mundial dos peso pesados (+100kg). Na atualização da lista, divulgada nesta semana pela Federação Internacional de Judô (IJF, na sigla em inglês), o brasileiro aparece na primeira colocação, apenas dois pontos à frente do heptacampeão mundial e campeão olímpico Teddy Riner, da França (2.252 a 2.250).
Esta atualização do ranking já levou em consideração a perda dos pontos das últimas edições do Grand Prix de Paris, que este ano será realizado apenas em outubro, e do Aberto Europeu de Sófia. De acordo com as regras da IJF, depois de um ano, os pontos conquistados em uma competição caem pela metade e a cada dois anos, zeram.
Outro brasileiro bem colocado na lista da federação internacional é o meio leve Charles Chibana (66kg). Ele tem os mesmos 1.800 pontos do líder, o japonês Masashi Ebinuma, mas fica na segunda colocação por conta do primeiro critério de desempate, que é a colocação no último Mundial, disputado em Chelyabinsk, na Rússia. Ebinuma é o atual campeão mundial.
No feminino, a campeã olímpico do ligeiro Sarah Menezes (48kg), a campeã mundial do meio pesado Mayra Aguiar (78kg) e a vice-campeã mundial dos pesados Maria Suelen Altheman (+78kg) estão na segunda colocação de suas respectivas categorias.
As boas classificações no ranking permitem aos atletas receberem a Bolsa Pódio, como os casos dos judocas citados acima. O incentivo permite melhor preparação dos atletas e integra o Plano Brasil Medalhas, estratégia do governo federal que tem como objetivo colocar o Brasil entre os 10 primeiros países nos Jogos Olímpicos e entre os cinco primeiros nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
Confira a lista dos brasileiros mais bem colocados no ranking mundial:
Masculino
60kg - Felipe Kitadai (9º) e Eric Takabatake (15º)
66kg - Charles Chibana (2º)
73kg - Alex Pombo (18º) e Marcelo Contini (22º)
81kg - Victor Penalber (3º)
90kg - Tiago Camilo (15º)
100kg - Luciano Corrêa (13º)
+100kg - Rafael Silva (1º) e David Moura (11º)
Feminino
48kg - Sarah Menezes (2ª)
52kg - Érika Miranda (3ª)
57kg - Rafaela Silva (5ª) e Ketleyn Quadros (14ª)
63kg - Mariana Silva (21ª)
70kg - Maria Portela (22ª)
78kg - Mayra Aguiar (2ª)
+78kg - Maria Suelen Altheman (2ª) e Rochele Nunes (18ª)
Fonte: Ministério do Esporte