TEMAS GERAIS
Brasileiros vão usar mais o carro para viajar pelo País.
A preferência por destinos nacionais cresceu em relação a novembro de 2014.
Em 16/12/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os turistas brasileiros deverão usar cada vez mais o carro em suas próximas viagens. A opção pelo meio de transporte cresceu 33% em novembro em comparação ao mesmo período de 2014. Os dados são do Estudo Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo.
Segundo a pesquisa, o carro é preferência de 37,4% dos entrevistados, ultrapassado apenas pelo avião, com 44,3%. É também o meio de transporte preferido por 60,7% dos brasileiros com até 35 anos de idade.
Os viajantes também deverão procurar cada vez mais hospedagem em acampamentos; albergues; programa "cama e café" e aluguel de imóveis por temporada. Para 21,5% dos entrevistados que informaram ter a intenção de viajar nos próximos seis meses, essa deve ser a hospedagem escolhida. O número é 78% maior do que o registrado no mesmo período de 2014.
Ainda segundo o estudo, entre os seis graus de escolaridade pesquisados, o grupo formado por pessoas sem instrução ou com o primeiro grau incompleto foram os que mais evoluíram na intenção de viajar, um aumento de 22% em comparação ao mesmo período de 2014, atingindo a marca de 17,2%.
A Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem é realizada todos os meses com duas mil pessoas em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Juntas, as sete capitais brasileiras monitoradas representam 70% do fluxo turístico do Brasil.
A preferência por destinos nacionais cresceu em relação a novembro de 2014, passando de 79,6% para 81,7%. No entanto, 4,5% dos entrevistados permanecem em dúvida sobre qual destino conhecer na próxima viagem.
O Nordeste continua sendo o local mais desejado pelos turistas, seguido por Sudeste e Sul. As regiões Centro-Oeste e Norte concentram, juntas, 7,4% da intenção de viagem.
O avião continua sendo o principal meio de transporte na hora de fazer uma viagem, mas o carro já aparece muito próximo em termo de preferência do viajante. Também merece destaque a escolha por motorhome, motos, bicicletas e navios que passou de 3,2% da preferência em novembro de 2014 para 6,1% no mesmo período de 2015.
Os viajantes brasileiros ainda preferem fazer suas viagens acompanhados, mas o número de brasileiros que pretendem viajar sozinhos cresceu 27% em relação a novembro de 2014. A família e os amigos continuam sendo as companhias preferidas para os roteiros turísticos. Os amigos foram escolhidos por 6,4% dos entrevistados.
Fonte: Portal Brasil, com informações do Ministério do Turismo