EDUCAÇÃO
Brincadeiras infantis potencializam o aprendizado em Serra (ES).
As atividades fazem parte do projeto Brinquedos e Brincadeiras das Três Gerações.
Em 06/05/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Misturando arte com brincadeiras e brinquedos. É assim que os alunos do 1° ao 5° ano da Escola Anna Gomes, em Serra (ES), estão colocando em prática as aulas de artes. As atividades fazem parte do projeto “Brinquedos e Brincadeiras das Três Gerações", idealizado pela professora de Artes, Ivanildes Amaral, com a colaboração dos colegas Hilário Massariol, Joaquim Mendes e Nelci Moreira.
Durante as aulas de Arte, os alunos estudaram a obra e a biografia dos artistas Ivan Cruz e Cândido Portinari. As crianças pintaram brincadeiras infantis e fizeram releituras de obras bidimensionais e tridimensionais. Em seguida, nas aulas de Educação Física, as crianças resgataram as brincadeiras infantis de três gerações, dos avós, dos pais e dos tios – são jogos, oficinas, pinturas, cantigas de roda, brinquedos e brincadeiras retirados do túnel do tempo.
De acordo com a pedagoga Carla Cristina Santos, o mais relevante está sendo potencializar a autoestima dos alunos, valorizando a pesquisa e releitura criada por elas. “Os estudantes têm, assim, a oportunidade de resgatar culturalmente brinquedos e brincadeiras esquecidos ao longo do tempo e a aprender relações de convivência, por meio da interação coletiva”.
Como resultado do projeto, o muro externo da escola está sendo pintado pelos estudantes. No espaço, as crianças estão colorindo as brincadeiras e músicas infantis das três gerações, desenvolvendo a coordenação motora e fazendo releituras das obras de Ivan Cruz e Portinari.
Fonte: Secom/ES