CIDADE

Bueiro explode no Centro do Rio e deixa feridos.

Pelo menos oito pessoas foram atingidas.

Em 25/09/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Um bueiro explodiu na esquina da Rua do Senado com Avenida Gomes Freire, na Lapa, Região Central do Rio de Janeiro, na noite deste sábado (24), e atingiu ao menos oito pessoas. De acordo com a Polícia Militar, três vítimas foram levadas para o Hospital Municipal Miguel Couto, outras duas para o Hospital Municipal Souza Aguiar. A PM informou que recebeu notificação de que outras três vítimas foram por conta própria para o Hospital Copa D'Or.

Entre os feridos socorridos estão: Aline B. Paes, 24 anos; Claudiney Barino, 45 anos; Marcia Santos, 39 anos; Paula M. Machado, 38 anos; Henrique Costa Fonseca, 35 anos; e Alfredo Luz. Segundo a assessoria municipal de Saúde do Rio, Aline e Claudiney estão internados no Souza Aguiar e o estado de saúde de ambos é estável.

Aline teve 50% do corpo afetado por queimaduras de 2º grau e supercifiais, e Claudiney teve 18% do corpo queimado. Eles estão no Centro de Tratamento de Queimados do Souza Aguiar e devem ser transferidos para o Hospital da Força Aérea do Galeão ainda neste domingo.

A região da Lapa, local onde ocorreu a explosão, é uma das mais movimentadas do Rio durante a noite e é muito conhecida por concentrar diversos bares e boates.

Ainda de acordo com a Light, funcionários da concessionária estavam fazendo manutenção em uma caixa subterrânea quando o problema aconteceu. Até as 7h20 deste domingo (25), não havia informações sobre a causa da explosão. Segundo o Centro de Operações Rio, até as 11h30 o local continuava interditado ao trânsito.

Testemunha relata clima de 'pânico'
Uma testemunha que mora próximo ao local contou ao G1 que ouviu uma forte explosão e desceu para ver o que tinha acontecido. Segundo ela, foi "um clima de pânico".

"As pessoas estavam queimadas, com o corpo todo queimado. Quando desci, dei assistência pra uma garota. Ela estava toda queimada, com a roupa queimada, cabelo queimado, teve queimadura em todo corpo, ela estava nua. Eu achava que ela estava com uma meia-calça no braço, mas era a pele dela. Fiquei com ela pra tentar acalmar", contou a mulher que preferiu não se identificar.

De acordo com a moradora da região, os bombeiros chegaram rápido e, antes disso, alguns policiais da delegacia que fica próxima ao local já estavam prestando socorro. "Eu segurei ela o tempo todo. Deixei ela na ambulância. O companheiro dela também seguiu para outra ambulância, ele estava mais grave que ela. Foi um clima de pânico. Eu nem consegui observar muito ao redor", disse a testemunha.

Em 2011, após uma série de explosões de bueiros em ruas do Rio, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) e a empresa de energia elétrica Light assinaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que obrigada a concessionária a pagar multa de R$ 100 mil por cada explosão de bueiro que cause morte, lesão corporal (leve, grave ou gravíssima), e dano ao patrimônio público ou privado.

Interdição
O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que a Avenida Gomes Freire foi interditada, entre a Rua do Senado e a Avenida Visconde do Rio Branco. Equipes da CEG, Light, Polícia Militar, CET-Rio e Guarda Municipal atuavam no local.

Incêndios
Um incêndio em bueiros na Rua Buenos Aires assustou pedestres no Centro do Rio, na tarde da última quinta-feira (22), próximo do local, onde durante a manhã uma caixa da CEG pegou fogo.

Fonte: g1-RJ