NEGÓCIOS

Cachaça de Jaguaré é destaque no Turismo Rural.

Ação do SENAR-ES qualifica e orienta projetos do campo.

Em 30/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Focado em qualificar e acompanhar o agricultor no campo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (SENAR-ES) comemora as diversas histórias de sucesso no Espírito Santo. Um desses empreendimentos que inspira e tem a importante participação da entidade, é a Cachaça Jaguaré, do alambique da família Cescon, no Sítio Boa Vista, da comunidade de Córrego Caximbau, do município de Jaguaré, existente há 23 anos.

A família Cescon é amparada pelo Projeto de Fomento ao Turismo Rural “Encantos do Cricaré” desde 2013, e a produção de cachaça atualmente é coordenada pela filha mais velha de Euzébio Cescon, a farmacêutica Gleiciane Cescon, que tomou as rédeas do negócio.

O Projeto atua na regularização, organização e divulgação do agroturismo no Norte capixaba, fortalecendo e estimulando o turismo rural e o agronegócio no Espírito Santo, além de incentivar a permanência das pessoas no meio rural nos municípios de Jaguaré, São Mateus, Vila Pavão e Nova Venécia.

Gleiciane se revela realizada por levar adiante a história de sua família. “Os cursos de capacitação rural no agroturismo ofertados pelo projeto me proporcionaram um aprendizado e conhecimento para modernizar e regularizar o empreendimento, além do privilégio de poder trabalhar em um negócio de família”, conta.

O empreendimento passou por uma regularização e os proprietários por diversas capacitações e palestras de qualificação na parte administrativa e de produção da propriedade, para contribuir com o aumento de renda e qualidade de vida da família. O turismo rural é um dos setores de destaque que potencializa ações, produtos e belezas naturais e culturais existentes no campo.

Aptos a trabalhar regularmente e com a aprovação do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), a família pode comercializar a cachaça em todo o território brasileiro e até no exterior. O alambique está em início de produção e deve produzir uma média anual de 20 mil litros de cachaça.

SENAR TURISMO RURAL

O coordenador do projeto Encantos do Cricaré, Sebastião Carias, conhecido como Macarrão, destaca que “quando identificamos que o agricultor tem potencial para atingir o mercado e ser bem sucedido com o que produz. Assim, o projeto contribui com o desenvolvimento profissional, social e econômico do produtor com o turismo rural”, afirma.

ENCANTOS DO CRICARÉ

Em três anos, o Projeto de Fomento ao Turismo Rural “Encantos do Cricaré” alcançou cerca de 250 pessoas, 54 empreendimentos rurais foram assistidos e continuam sendo acompanhados, melhorando a renda dos empreendedores nos quatro municípios que atua.

Fonte: Ascom/SENAR-ES