EDUCAÇÃO
Cachoeiro: Combate à evasão escolar é reforçado na cidade
Prefeitura de Cachoeiro instituiu, neste mês, o Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar
Em 20/09/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o grupo irá realizar, em parceria com outras secretarias e órgãos públicos, um diagnóstico das principais causas e propor ações para reduzir o índice de abandono escolar.
Com o objetivo de combater a evasão escolar, a Prefeitura de Cachoeiro instituiu, neste mês, por meio do Decreto Municipal Nº 32.160, o Comitê Intersetorial de Busca Ativa Escolar, que terá a missão de identificar crianças e adolescentes que não estejam matriculados em instituições de ensino do município.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Educação (Seme), o grupo irá realizar, em parceria com outras secretarias e órgãos públicos, um diagnóstico das principais causas e propor ações para reduzir o índice de abandono escolar.
Entre as atividades que serão desenvolvidas estão a realização de visitas domiciliares com assistentes sociais e agentes de saúde; ações nas escolas e contato direto com familiares por meio de diversos canais de comunicação.
Além disso, o Comitê irá implantar, em Cachoeiro, a plataforma virtual Busca Ativa Escolar do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que reúne dados que irão auxiliar no planejamento de políticas públicas educacionais.
A intenção, segundo a Seme, é a de apoiar a gestão municipal na identificação, registro, controle e acompanhamento desses jovens, que estão fora da escola ou em risco de evasão.
Atualmente, o comitê está em fase de elaboração do plano de ação, que norteará as ações de campo, em escolas municipais e estaduais da sede e interior do município.
Também integram as atividades do Comitê as Secretarias Municipais de Saúde (Semus) e Desenvolvimento Social (Semdes); Ministério Público, Conselhos Tutelares, Vara da Infância e da Juventude e Defensoria Pública.
“Realizaremos ações articuladas com diversos atores do poder público e da sociedade civil, com o objetivo de estabelecer um contato direto com as famílias e com a comunidade escolar, a fim de incentivar os jovens a retornarem às escolas e prevenir que outros desistam dos estudos”, destaca a secretária municipal de Educação de Cachoeiro, Cristina Lens. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Educação básica de Cariacica mantém índices positivos
> Líder da Agência Germanics ministra palestra em Vitória
> 50 Crianças da Serra escrevem livros Contos do Amanhã
> Serra abre inscrições para curso de formação de Guarda-Vidas
> Linhares: Escola finaliza projeto de leitura com apresentações
> Programa Futuras Cientistas abre inscrições nesta segunda
> Prefeitura de Vitória nomeia 42 profissionais para a Educação
> Prefeitura da Serra e Senai levam carreta de cursos aos bairros
> Aprendizado de crianças pobres caiu pela metade, diz estudo
> Selecionados do Prouni têm até hoje para comprovar dados
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | EVASÃO ESCOLAR | BUSCA ATIVA | SEME | CRIANÇAS