CIDADE
Cachoeiro conta com tecnologia na prevenção de cheias
Cachoeiro conta com tecnologia do Governo ES na prevenção de cheias do rio Itapemirim
Em 21/09/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A prefeitura de Cachoeiro forneceu as informações necessárias para formulação dos cálculos e assessorou na instalação das estações hidrológicas.
A Defesa Civil de Cachoeiro de Itapemirim conta apoio de uma tecnologia do Governo Estadual para monitorar, com até 12 horas de antecedência, as cheias na cabeceira da Bacia do Rio Itapemirim.
O sistema é da Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), que captou informações a partir das Estações Hidrológicas já existentes (sistema elétrico), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e instalou outras três na bacia do Itapemirim, o que permite monitorar os principais pontos de contribuições do rio.
>> Aracruz vai ganhar mais uma Unidade Básica de Saúde
Os dados coletados embasam os alertas emitidos pela Agência. A prefeitura de Cachoeiro forneceu as informações necessárias para formulação dos cálculos e assessorou na instalação das estações hidrológicas.
Nesse sentido, a Defesa Civil se prepara para os períodos chuvosos, que iniciam, geralmente, em novembro. O órgão também acompanha o comportamento da vazão em Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCH) de municípios da região sul capixaba e do nível do rio Castelo, que têm impacto no Itapemirim.
Além disso, também há o monitoramento do distrito de Pacotuba, que costuma ser a primeira região do município afetada com inundação em casos de cheia do rio.
Nas épocas chuvosas, a população pode acompanhar a medição do nível, registrada de hora em hora, pelo site www.cachoeiro.es.gov.br/defesa-civil/plantao-defesa-civil.
Macrodrenagem vai solucionar alagamentos
Em Cachoeiro, avançam as obras de macrodrenagem, que visam a resolução de problemas crônicos relacionados aos períodos de chuvas. Atualmente, uma das frentes do trabalho se encontra no Nova Brasília, principal região beneficiada com o investimento, que dará fim aos frequentes alagamentos.
Fruto de um investimento de R$ 55,2 milhões, com recursos do Governo do Estado do Espírito Santo, serão realizados, além de intervenções de micro e macro drenagem; serviços de pavimentação, urbanização, paisagismo; além de sinalização horizontal, vertical e semafórica. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Aracruz vai ganhar mais uma Unidade Básica de Saúde
> Aracruz alcança nível ótimo em pesquisa sobre transparência
> Caps AD e unidades de saúde recebem reforma em Anchieta
> Mutirão do Procon da Serra fez 1.323 atendimentos
> Prefeitura de Viana facilitam a busca por emprego na cidade
> Nova Venécia inicia as obras da Escola Cívico Militar
> Vitória tem reconhecimento em qualidade contábil e fiscal
> Ouvidoria fortalece participação cidadã na gestão de Linhares
> Transporte coletivo de Cachoeiro ganha ônibus mais modernos
> Horta no Parque: Maruípe é o 1º bairro a receber o programa
> Viana registra o menor número de homicídios da série história
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | PREVENÇÃO | CHEIAS | TECNOLOGIA | RIO