CIDADE

Cachoeiro estuda transformar GCM em Polícia Municipal

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou um estudo de viabilidade para a transformação.

Em 26/02/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

A iniciativa surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), que reconheceu a constitucionalidade das leis municipais que ampliam a atuação das guardas municipais em ações de segurança urbana.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim iniciou um estudo de viabilidade para transformar a Guarda Civil Municipal (GCM) em Polícia Municipal. A iniciativa surge após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), na última quinta-feira (20), que reconheceu a constitucionalidade das leis municipais que ampliam a atuação das guardas municipais em ações de segurança urbana.

A decisão do STF estabelece que essas normas devem respeitar os limites constitucionais, atuando de forma complementar às funções da Polícia Civil e Militar, sem sobrepô-las. Com isso, abre-se a possibilidade de uma atualização legislativa para ampliar o papel da GCM em Cachoeiro.

Na última segunda-feira (24), representantes da Secretaria de Segurança e Trânsito se reuniram com o vice-prefeito e secretário municipal de Gestão Especial, Júnior Corrêa, para discutir a atualização das atribuições da GCM, alinhando-as ao novo entendimento do STF.

"Estamos iniciando os estudos para atualizar a Lei Orgânica Municipal e adequar as atribuições da GCM a essa nova realidade. Esse processo precisa passar por votação na Câmara Municipal em dois turnos e pela análise das comissões antes de ser sancionado pelo prefeito," explicou Corrêa.

O entendimento do STF permite que as guardas municipais realizem policiamento ostensivo e comunitário, além de atuarem em situações de risco à segurança de pessoas, bens e serviços públicos, podendo inclusive realizar prisões em flagrante. Entretanto, o órgão não terá poder investigativo, respeitando a divisão de funções entre as forças de segurança pública.

Com a atualização das atribuições da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura poderá avançar nos estudos para o envio de um projeto de lei ao Legislativo Municipal, que formalize a transformação da GCM em Polícia Municipal.

Leia também:

Linhares amplia fornecimento de água no distrito do Guaxe
Procon inicia fiscalização em Supermercados de Cachoeiro
Cariacica realiza limpeza de canal em dois bairros da cidade
​> Vila Velha inaugura escola para crianças de 1 a 3 anos
PML anuncia construção da ponte que liga Interlagos e Aviso
Procon Cariacica dá dicas para evitar golpes no carnaval
Prefeitura instala 14 novos contentores de lixo em Iriri

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET