SAÚDE

Cachoeiro inicia o atendimento odontológico domiciliar

Cachoeiro inicia o atendimento odontológico domiciliar pelo Programa Brasil Sorridente.

Em 26/08/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, o objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde bucal, garantindo dignidade e cuidado mesmo para quem não consegue se deslocar até a unidade.

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ao atendimento odontológico domiciliar para pacientes com dificuldades de locomoção. A iniciativa faz parte do Programa Brasil Sorridente e começa a ser ofertada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Basiléia.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Renata Fiorio, o objetivo é ampliar o acesso da população a serviços de saúde bucal, garantindo dignidade e cuidado mesmo para quem não consegue se deslocar até a unidade.

“Visando melhorar ainda mais o atendimento da população de Cachoeiro, a odontologia das Unidades Básicas de Saúde vai começar a atender acamados, cadeirantes e quem tem muita dificuldade com mobilidade em domicílio”, destacou.

O processo começa com o agendamento feito pelo responsável do paciente. Após isso, o dentista realiza uma visita domiciliar, onde é feita a anamnese e a avaliação das necessidades de cada pessoa.

“Então, o responsável pelo paciente agenda primeiro uma visita, aí o dentista vai na casa da pessoa, faz toda uma anamnese, verifica qual é o tipo de tratamento e, em sendo possível, a gente vai fazer o tratamento domiciliar dessa pessoa, que vai ser atendida tão bem quanto se fosse na cadeira do dentista”, explicou a secretária.

Para viabilizar a ação, o município conta inicialmente com dois equipamentos específicos para o atendimento odontológico domiciliar, que funcionarão mediante agendamento.

“Temos dois equipamentos que vão atender a população de Cachoeiro sob agendamento”, reforçou Renata Fiorio.

Com essa medida, a Prefeitura busca garantir mais inclusão e qualidade de vida para os cidadãos que necessitam de cuidados odontológicos, mas não conseguem acessar os consultórios das UBSs. (Secom/PMCI)

Leia também:

Cariacica abre mais de 27 mil vagas para consultas médicas
Vitória lança Projeto para impulsionar a transformação digital
Inscrições abertas para novo mutirão de doação de sangue 
> ​
Vila Velha oferece vacinação sem agendamento sábado (23)
Anchieta faz ações no combate à violência contra a mulher
Viana recebe Unidade Odontológica Móvel do Governo Federal

ACESSE: 
SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET