MEIO AMBIENTE

Cachoeiro investe na preservação dos recursos hídricos

Cachoeiro está investindo na preservação das bacias hidrográficas por meio do Probacias.

Em 04/04/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim

Com os trabalhos, foi possível a instalação de 114 kits de biodigestores nas comunidades da Mangueira e Banca de Areia, sendo que cada um inclui um biodigestor de 600 litros, uma caixa de gordura de 25 litros e um leito de secagem de lodo de 90 litros.


Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram

O município de Cachoeiro está investindo na preservação das bacias hidrográficas, por meio do projeto Probacias, desenvolvido nas comunidades rurais de Mangueira e Banca de Areia, em parceria com a Agência Estadual de Recursos Hídricos (Agerh), o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e as associações de produtores rurais das áreas atendidas.

>> Ações do verão 2025 recolheram mais de 700 quilos de lixo

O projeto inclui ações como a instalação de fossas biodigestoras para tratamento adequado de efluentes domésticos; implementação de práticas mecânicas de conservação do solo, como caixas secas, bacias de infiltração (barraginhas) e terraço em nível (cochinhos); oficinas de Educação Ambiental, promovendo conhecimento e engajamento dos moradores e monitoramento ambiental, acompanhando os impactos das ações na qualidade dos recursos hídricos.

Com os trabalhos, foi possível a instalação de 114 kits de biodigestores nas comunidades da Mangueira e Banca de Areia, sendo que cada um inclui um biodigestor de 600 litros, uma caixa de gordura de 25 litros e um leito de secagem de lodo de 90 litros. Mas outras pessoas, em breve, serão atendidas em uma segunda etapa do projeto, que prevê a instalação de aproximadamente 100 novos kits, ampliando o alcance para todas as residências da microbacia.

Gerenciamento constante

Gerenciado pela Agerh e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos e Florestais (Fundágua), o Probacias promove ações sustentáveis em três Unidades Demonstrativas no Sul do Espírito Santo, abrangendo os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Muqui e Vargem Alta.

Para avaliar a efetividade das ações, ela realiza monitoramento trimestral em cinco pontos estratégicos, abrangendo as comunidades de Mangueira, Banca de Areia e Pacotuba. Esse acompanhamento contínuo permite avaliar os impactos do projeto na qualidade e quantidade de água disponível na região.

Em Cachoeiro, ela conta com a parceria da prefeitura municipal.

“O Probacias é fundamental para a proteção hídrica e socioambiental de toda região. É uma responsabilidade compartilhada e um dever do poder público, e temos atuado preventivamente na questão que é estratégica para o desenvolvimento do município e bem-estar da população”, afirma o secretário municipal de Meio Ambiente, Rogério Ribeiro. (Secom/PMCI)

Leia também:

Ações do verão 2025 recolheram mais de 700 quilos de lixo
Praia Limpa: última ação do verão 2025 acontece neste sábado
Mês da Água: SAAE Aracruz promove educação ambiental
Programa Pequeno Guarda-Parque inicia em Linhares
Simec Cariacica trabalha com a preservação e gestão hídrica
Mutirão ambiental recolhe lixo do Parque Natural de Jacarenema
Prefeitura de Guarapari realiza blitz para celebrar Dia da Água
Vitória celebra o Dia da Água com nova fonte no Moscoso

ACESSE: 
SITEINSTAGRAMLINKEDINFACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET