SAÚDE
Cachoeiro oferece diagnóstico e tratamento para hanseníase
A Prefeitura de Cachoeiro oferece o diagnóstico e tratamento gratuito para a hanseníase.
Em 29/01/2024 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Na UBS, um enfermeiro fará a avaliação inicial. Em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.
Em Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) oferece um programa instituído de combate à hanseníase, que inclui ações educativas, busca ativa de casos desenvolvida pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e encaminhamento de pacientes ao Programa Municipal de Controle da Hanseníase para tratamento, cuja sede fica instalada na Policlínica Municipal de Saúde “Bolivar de Abreu”, no bairro Santo Antônio.
A hanseníase é uma doença contagiosa. Ela é provocada pela bactéria Mycobacterium leprae e ataca a pele, as mucosas e os nervos periféricos, principalmente, com capacidade de ocasionar lesões neurais e acarretar danos irreversíveis, caso o diagnóstico seja tardio ou o tratamento inadequado.
>> Shantala: Qualifica-APS fortalece vínculo entre mães e bebês
Nese sentido, a Semus salienta a necessidade de atenção aos sintomas, como: manchas, em qualquer parte do corpo, sem sensibilidade para calor, frio ou dor e dormência ou formigamentos em extremidades do corpo, que podem indicar comprometimento dos nervos.
Além disso, apresentação de pavilhão auricular noduloso (caroços), dificuldade no andar e perda da força em algum membro também podem ser indicativos da doença. Diante desses sinais, é necessário buscar atendimento, primeiramente, na UBS mais próxima de casa.
Na UBS, um enfermeiro fará a avaliação inicial. Em casos suspeitos, o paciente é direcionado para a realização de exames diagnósticos.
O tratamento pode variar de seis a 12 meses e as medicações são gratuitas, oferecidas pelo SUS. Se o paciente seguir o tratamento, obedecendo ao uso dos medicamentos, deixará de disseminar os bacilos causadores da doença em poucos dias.
Janeiro Roxo
O mês de janeiro é voltado para a conscientização e o tratamento da hanseníase. Em Cachoeiro, a Semus está realizando uma série de atividades, envolvendo as 32 Unidades Básicas de Saúde em ações voltadas para o combate da doença. São palestras, orientações e exames iniciais disponíveis para a população. Confira a programação completa. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Siga o Portal CCNEWSBRASIL no Instagram
> Shantala: Qualifica-APS fortalece vínculo entre mães e bebês
> OMS alerta para casos de sarampo e reforça vacinação
> Linhares registra 300 casos confirmados de dengue em janeiro
> Vacinação sem agendamento na Serra neste sábado (27)
> Cariacica vai receber doses da vacina contra a dengue em fevereiro
> Serra terá teste rápido contra hepatites virais neste sábado
> Serra abre novas vagas para vacinação nesta quinta (25)
> Vacina da dengue agrega outras estratégias de combate
> Vinte municípios capixabas receberão a vacina contra dengue
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | DIAGNÓSTICO | TRATAMENTO | HANSENÍASE | SEMUS