CIDADE
Cachoeiro registra abertura de mais de 3 mil empresas este ano
A Sala do Empreendedor registrou a criação de 3.075 empresas entre janeiro e setembro.
Em 07/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Os setores que mais recorrem ao processo de abertura de empresas são o de serviços, comércio e alimentos, com, respectivamente, 10.968, 5.693 e 3.372 CNPJ’s ativos, respectivamente.
A Sala do Empreendedor de Cachoeiro, coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb), registrou a criação de 3.075 empresas entre janeiro e setembro de 2023. Com isso, o município conta, atualmente, com 25.124 empreendimentos ativos.
Os setores que mais recorrem ao processo de abertura de empresas são o de serviços, comércio e alimentos, com, respectivamente, 10.968, 5.693 e 3.372 CNPJ’s ativos, respectivamente.
>> Marataízes recebe nova ambulância para o SAMU 192
Nos últimos três anos, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia do coronavírus, Cachoeiro registrou a abertura de mais de 12 mil novas empresas, um desempenho melhor que a do período anterior à situação de emergência em saúde.
De acordo com Antônio Carlos Valente, secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, a boa performance do município na geração de novas empresas é fruto do incentivo à formalização de microempreendedores individuais (MEI), por meio de iniciativas da Sala do Empreendedor, além da dispensa de licenças para abertura e funcionamento de mais de 500 tipos de atividade.
Valente também destaca a maior facilidade para abrir um negócio na cidade. Medidas de desburocratização adotadas pela Prefeitura possibilitaram, entre outros avanços, a redução do tempo médio para abertura de empresas, que hoje pode ser efetivada no mesmo dia.
“A crescente abertura de novas empresas em Cachoeiro é um indicador do sucesso de nossos esforços. Nossa abordagem de apoio à formalização de microempreendedores individuais (MEI) e a simplificação do processo de abertura de empresas está permitindo o fortalecimento do ambiente de negócios no município, e a Sala do Empreendedor tem um papel fundamental nesse processo”, afirma o secretário.
“Estamos comprometidos em construir um município que apoie, cada vez mais, o surgimento de novos negócios. Nossa gestão tem trabalhado para eliminar trâmites burocráticos e acelerar o processo de abertura de empresas, o que impacta, diretamente, na geração de empregos e na economia de Cachoeiro”, destaca o prefeito em exercício Ruy Guedes. (Secom/PMCI)
Leia também:
> Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram
> Marataízes recebe nova ambulância para o SAMU 192
> Município de Alfredo Chaves ganha Estação Elevatória
> Cariacica tem aumento de emprego com carteira assinada
> Vitória: Campo de Resistência vai passar por grande reforma
> Prefeito Lorenzo Pazolini entrega Parque Kids em Nova Palestina
> Prefeitura da Serra oferece assistência jurídica gratuita
> Prefeitura de Guarapari inicia cadastramento de ambulantes
> Cidade de Vitória é top 5 em ranking nacional de gestão fiscal
> Serra lidera o ranking de geração de emprego em 2023
TAGS: CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | EMPRESAS | SALA DO EMPREENDEDOR | SEMURB | SERVIÇOS