CIDADE

Cachoeiro registra abertura de mais de 3 mil empresas este ano

A Sala do Empreendedor registrou a criação de 3.075 empresas entre janeiro e setembro.

Em 07/11/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Patricia Pim/PMCI

Os setores que mais recorrem ao processo de abertura de empresas são o de serviços, comércio e alimentos, com, respectivamente, 10.968, 5.693 e 3.372 CNPJ’s ativos, respectivamente.

A Sala do Empreendedor de Cachoeiro, coordenada pela Secretaria Municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Semurb), registrou a criação de 3.075 empresas entre janeiro e setembro de 2023. Com isso, o município conta, atualmente, com 25.124 empreendimentos ativos.

Os setores que mais recorrem ao processo de abertura de empresas são o de serviços, comércio e alimentos, com, respectivamente, 10.968, 5.693 e 3.372 CNPJ’s ativos, respectivamente.

>> Marataízes recebe nova ambulância para o SAMU 192

Nos últimos três anos, mesmo com as dificuldades econômicas impostas pela pandemia do coronavírus, Cachoeiro registrou a abertura de mais de 12 mil novas empresas, um desempenho melhor que a do período anterior à situação de emergência em saúde.

De acordo com Antônio Carlos Valente, secretário municipal de Urbanismo, Desenvolvimento e Meio Ambiente, a boa performance do município na geração de novas empresas é fruto do incentivo à formalização de microempreendedores individuais (MEI), por meio de iniciativas da Sala do Empreendedor, além da dispensa de licenças para abertura e funcionamento de mais de 500 tipos de atividade.

Valente também destaca a maior facilidade para abrir um negócio na cidade. Medidas de desburocratização adotadas pela Prefeitura possibilitaram, entre outros avanços, a redução do tempo médio para abertura de empresas, que hoje pode ser efetivada no mesmo dia.

“A crescente abertura de novas empresas em Cachoeiro é um indicador do sucesso de nossos esforços. Nossa abordagem de apoio à formalização de microempreendedores individuais (MEI) e a simplificação do processo de abertura de empresas está permitindo o fortalecimento do ambiente de negócios no município, e a Sala do Empreendedor tem um papel fundamental nesse processo”, afirma o secretário.

“Estamos comprometidos em construir um município que apoie, cada vez mais, o surgimento de novos negócios. Nossa gestão tem trabalhado para eliminar trâmites burocráticos e acelerar o processo de abertura de empresas, o que impacta, diretamente, na geração de empregos e na economia de Cachoeiro”, destaca o prefeito em exercício Ruy Guedes. (Secom/PMCI)

Leia também:

Siga a Rádio CCNEWSFM no Instagram 
Marataízes recebe nova ambulância para o SAMU 192
Município de Alfredo Chaves ganha Estação Elevatória
Cariacica tem aumento de emprego com carteira assinada
Vitória: Campo de Resistência vai passar por grande reforma
Prefeito Lorenzo Pazolini entrega Parque Kids em Nova Palestina
Prefeitura da Serra oferece assistência jurídica gratuita
Prefeitura de Guarapari inicia cadastramento de ambulantes
Cidade de Vitória é top 5 em ranking nacional de gestão fiscal
Serra lidera o ranking de geração de emprego em 2023

TAGS:
CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM | EMPRESAS | SALA DO EMPREENDEDOR | SEMURB | SERVIÇOS