SAÚDE

Cachorros e gatos também têm doença nos olhos, afirma especialista.

Quanto mais cedo começarmos a acompanhar, melhor, explica a médica veterinária Úrsula Guberman.

Em 27/04/2017 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Muitas pessoas não sabem, mas os animais também estão propensos a ter problemas nos olhos e precisam ser acompanhados por médicos veterinários especializados no assunto. Cachorros e gatos podem ser atingidos por diversas doenças, até glaucoma, mas a boa notícia é que a maioria tem cura, se o tratamento começar logo.

A médica veterinária Úrsula Guberman aproveita o mês de prevenção às diversas espécies de cegueira para ressaltar a importância de tratar os olhos dos animais com um profissional especializado. “É importante que os médicos veterinários indiquem os especializados em Oftalmologia quando há um problema nos olhos dos animais. Quanto mais cedo começarmos a acompanhar o caso, maiores são as chances de cura”, explica.

Úrsula destaca três problemas oftálmicos mais recorrentes nos animais: úlcera de córnea, que é comum em qualquer raça e ocorre quando há alteração dos cílios ou formato palpebral dos animais; protrusão da glândula da terceira pálpebra, que é um caso cirúrgico e muito frequente em filhotes de até dois anos; e o glaucoma, que pode se manifestar em qualquer idade e é uma das principais causas de cegueira entre os animais.

Para todas as doenças, a médica veterinária afirma que é muito importante a atenção do dono e o acompanhamento de um profissional especializado desde o início dos sintomas.

“O dono deve ficar atento a sinais como vermelhidão, coceira, aumento de tamanho do olho e quando o animal fica incomodado, com os olhos fechados. Se houver algum destes sinais, a indicação é procurar um médico veterinário especializado em Oftalmologia o quanto antes”, destaca.