CIDADE
Cadastramento biométrico deixa eleitores confusos na Grande Vitória.
Filas foram formadas nos cartórios de Vila Velha e Cariacica.
Em 23/03/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Apesar de Vitória, capital do Espírito Sato, ser a única cidade da Grande Vitória onde o cadastramento é necessário para as eleições de 2016, os cartórios de Vila Velha e Cariacica estão amanhecendo com longas filas.
Os eleitores estão confusos com os locais onde o cadastramento é necessário e sobre o prazo para regularização do título de eleitor, que vai até o dia 4 de maio.
"Até o dia 4 de maio o eleitor pode se alistar, transferir seu título e fazer a revisão de dados", disse a coordenadora do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), Arlydia Astori.
Sobre o recadastramento, ele é obrigatório apenas em Vitória, até o dia 31 de março. Entretanto, os eleitores de outros municípios que quiserem fazer a biometria também serão atendidos.
Para as eleições de 2016 a biometria também é obrigatória para 12 outras cidades do interior do estado. Veja mais informações sobre o cadastramento.
"Que não fizer o recadastramento que é obrigatório vai ter seu titulo cancelado. E ai, além de não votar, nao pode tomar posse em cargos públicos, não pode se matricular em instituições de ensino e, para menores de 70 anos, o CPF pode ser cancelado", explicou Arlydia.
Filas
No cartório eleitoral de Itaciba, em Cariacica, a fila dava voltas no lado de fora do cartório. Em Vila Velha, no bairro Ibes, os eleitores acordaram de madrugada e enfrentaram horas de fila no sol para serem atendidos.
"Cheguei as cinco e meia da manhã, para pegar a senha, são apenas 80 senhas", disse o militar José da Silva Binda.
Fonte: G1-ES