CIDADANIA
Cadastro de assistência social será encerrado no fim do mês.
Gestores municipais devem informar os dados das entidades socioassistenciais.
Em 15/07/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
As entidades que prestam serviços de assistência social no País têm até 31 de julho para preenchimento do Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS). O cadastro, parte do Programa de Aprimoramento da Rede Socioassistencial Privada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), reúne dados das organizações que prestam serviços no País, fornecidos pelos gestores municipais.
Criado em 2014, o Aprimora Rede está na última etapa, referente ao período entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2015. Com o encerramento da vigência do programa, o sistema fecha provisoriamente para análise dos cadastros.
Segundo a coordenadora geral substituta de Acompanhamento da Rede Socioassistencial Privada do Suas, Mirian Queiroz Lima, é importante preencher o cadastro. “O cadastro não é só um banco de dados. É uma ferramenta para que o gestor entenda como funciona e quais são os serviços prestados pelas entidades em seu município.”
Para preenchê-lo, a equipe técnica do município deve visitar as unidades privadas de prestação de serviços socioassistenciais e recolher as informações necessárias. O MDS oferece um incentivo financeiro para custear as despesas com as visitas e a inserção de informações no sistema. O valor de R$ 50 é repassado a cada cadastro preenchido, salvo e concluído no CNEAS.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome