CIDADE

Cadeiras de rodas alertam para respeito a vaga preferencial

A atividade integrou a programação do movimento Maio Amarelo.

Em 16/05/2019 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Jeffte Oliveira/Setran

Ontem, quarta-feira (15), vagas de estacionamento nas ruas Chapot Presvot e Aleixo Netto, na Praia do Canto, foram ocupadas por cadeiras de rodas e andadores com mensagens habitualmente usadas pelos cidadãos para justificar a ocupação indevida dos locais destinados a esse público.

Guarda municipal e participantes do movimento posicionaram as cadeiras nas vagas preferenciais. - Foto: Jeffte Oliveira/Setran

A atividade integrou a programação do movimento Maio Amarelo e também contou com a participação dos agentes da Guarda Municipal. Frases como "é rapidinho", "já volto" e "um minuto" foram expostas nos andadores e cadeiras. 

A atividade teve como objetivo fazer com que o cidadão se colocasse no lugar do outro e se sensibilizasse sobre a importância do respeito à pessoa com deficiência e ao idoso no trânsito.

Provocação

Segundo a gerente de Educação no Trânsito, Adriana Sossai, a estratégia de provocar os condutores sobre a necessidade de respeitar as leis de trânsito foi bem válida.

"As pessoas entenderam nossa intenção em levar informações e houve casos, inclusive, de gente pedindo para que a ação se repetisse em seus bairros. Ocupamos boa parte das vagas das ruas por algumas horas e a percepção dos técnicos foi de apoio e interesse", destacou.

Frases como "é rapidinho", "já volto" e "um minuto" foram expostas nos andadores e cadeiras. - Foto: Jeffte Oliveira/Setran

A ideia partiu do fisioterapeuta neurológico Fernando Marcarini, que afirmou desejar mostrar o impacto do comportamento inadequado do motorista na vida de quem possui mobilidade reduzida.

A ação é uma parceria entre o especialista, as Secretarias de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) e de Segurança Urbana (Semsu), a Ilha Med Hospitalar, que fica na Praia do Suá, e a ortopedia Gonçalves Preira, na Ilha de Monte Belo.

Multas

Veja abaixo o número de motoristas que pararam veículos irregularmente em vagas para pessoas com deficiência e que foram multados:

  • 2017: 196

  • 2018: 121

  • nos três primeiros meses de 2019: 46.

Desrespeito

"Lido diariamente com pacientes idosos ou com mobilidade limitada e vejo como é comum as pessoas utilizarem, de forma inadequada, os espaços destinados a esse público. A ação hoje foi incrível, participativa e houve uma ótima recepção. O trânsito impacta direta ou indiretamente a vida de todos e precisamos estar alertas", destacou.

Panfletos com intruções de conscientização eram distribuídos aos motoristas. - Foto: Jeffte Oliveira/Setran

São veículos parados em rampas de acesso, em vagas de pessoa com deficiência, em acessos específicos, entre outros graves desrespeitos ao trânsito. O fisioterapeuta disse ainda que as desculpas são sempre as mesmas: “é rapidinho”, “já volto” e “um minuto”. Essas frases foram expostas durante a atividade.

MAIS NOTÍCIAS

Casa da Juventude, Odomodê e Telecentros auxiliam na inscrição de estágio

Os serviços da Coordenação de Juventude da Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e os Espaços de Qualificação e Inclusão Digital (antigos Telecentros) estão à disposição dos estudantes que tiverem interesse em se inscrever no programa de estágio "Jovens Valores", do Governo do Estado.

Estudantes que tiverem interesse em se inscrever no programa de estágio "Jovens Valores", do Governo do Estado. - Foto: Carlos Antolini

O prazo de inscrição termina no dia 23 de maio, e quem não tiver computador para se inscrever pode procurar o Núcleo Afro Odomodê, no Bairro do Quadro; a Casa da Juventude, em São Pedro; ou um dos sete Telecentros que funcionam no município: Santo Antônio, Parque Moscoso, Consolação, CEU, Jardim da Penha, além dos que funcionam no Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão) e Piedade.

Além de colocar os computadores à disposição, os jovens que tiverem alguma dificuldade para a realização do processo vão receber ajuda dos servidores para a conclusão da inscrição.

É necessário levar documentos pessoais, como CPF, Carteira de Identidade e comprovante de residência e renda. É importante ainda que o candidato tenha telefone de contato e endereço de e-mail.

Estágio

As oportunidades de estágio contemplam mais de 60 cursos de formação para estudantes dos ensinos Médio, Técnico e Superior. O cadastro deve ser feito pelo site www.jovensvalores.es.gov.br.

O estágio tem carga horária de 20 horas semanais, bolsa mensal de R$ 598,95, além de vale-transporte. São 2 mil vagas de estágio em secretarias, órgãos e autarquias do Governo do Estado.

Qualificação

O coordenador de Políticas dos Direitos da Juventude, Maycon Gabriel Guimarães, reforça a importância de garantir que os jovens tenham acesso ao programa.

"O programa Jovens Valores vai ao encontro das demandas que recebemos nos nossos equipamentos, onde os mesmos estão em busca de qualificação e oportunidade no mercado de trabalho. E o estagio é uma excelente oportunidade", disse.

Saiba mais

Casa da Juventude
Rua Guilherme Bassini, 13 – Ilha das Caieiras
Telefone: 3332 7698
Horário de atendimento: das 13 às 17 horas

Núcleo Afro Odomodê
Rua São Bartolomeu, 121 – Morro do Quadro
Telefone: 3132 4042
Horário de atendimento: das 10 às 17 horas

Telecentro de Consolação
Rua Waldir Meireles, nº 290, Consolação

Telecentro de Jardim da Penha
Rua Maria Eleonora Pereira, nº 1130, Jardim da Penha

Telecentro da Piedade
Rua Frei Antônio dos Mártires, Piedade

Telecentro de Santo Antônio
Av. Santo Antônio, 1.400 A, bairro Santo Antônio

Telecentro do Parque Moscoso
Situado dentro do Parque Moscoso

Telecentro de Santo André
Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) - Rua 23 de abril, 35, Santo André

Telecentro Casa do Cidadão
Situado dentro da Casa do Cidadão - Av. Maruípe, 2.544, Itararé

Oficinas de controle e organização financeira para profissionais da Educação

Entre os meses de abril e maio, assistentes administrativos e diretores das escolas da rede municipal participaram de uma série de oficinas voltadas para controle e organização financeira.

Os cursos foram centrados no controle financeiro e na organização de documentos utilizados na prestação de contas das unidades de ensino. - Foto: Divulgação Seme

A atividade faz parte de um projeto de formação continuada para os gestores, realizado pela Gerência de Gestão Escolar da Secretaria Municipal de Educação (Seme), através da Coordenação de Acompanhamento à Gestão Escolar e Descentralização de Recursos (COGED).

COMPRE PELO SITE

"Buscamos intensificar as assessorias in loco nas escolas, procurando conhecer o dia a dia dos diretores e renovando as planilhas de controle financeiro. É a partir das próprias demandas do grupo de diretores que são preparados os conteúdos das oficinas", explica Fernando Otero de Souza, que integra a equipe da COGED.

Aprendizado

"O curso foi muito produtivo. Tivemos um momento de bastante aprendizado, ótimo para tirar dúvidas", conta Karine Aparecida da Cruz, diretora do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Anísio Spíndola Teixeira, no bairro Resistência. "Esperamos contar com mais momentos como esse", completou a educadora.

Ainda neste mês de maio, também serão realizadas palestras para os profissionais das unidades de ensino, dando prosseguimento ao projeto de formação.

As principais notícias do Espírito Santo, do Brasil e do Mundo, você encontra no Portal CCNEWS BRASIL