POLÍTICA CAPIXABA
Câmara de Vitória é órgão público mais transparente do ES
A CMV recebeu o selo Diamante no Programa Nacional de Transparência Pública, da Atricon.
Em 19/11/2022 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Câmara Municipal de Vitória foi a única a receber o selo "Diamante" entre as 144 instituições avaliadas, entre prefeituras, câmaras e defensorias.
"Diamante". Esse é o selo que a Câmara Municipal de Vitória recebeu no Programa Nacional de Transparência Pública, divulgado ontem pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon).
Segundo o resultado divulgado pela associação, das 144 instituições avaliadas no Espírito Santo, apenas a Câmara da Capital recebeu o selo diamante. Outras 31 instituições, incluindo prefeituras e as demais câmaras municipais, receberam o selo ouro e outras 9 conseguiram alcançar o selo prata, segundo o painel de avaliação.
“É com muita alegria que recebi essa notícia. O resultado é fruto de um trabalho constante de transparência nos atos e gastos públicos, que vem sendo feito por toda equipe, nessa Casa de Leis”, frisou o presidente da Câmara de Vitória, Davi Esmael.
O programa abrange todo o país, sendo possível avaliar o nível da transparência pública nos portais dos Poderes e órgãos fiscalizados pelos Tribunais de Contas brasileiros, incluindo os sites mantidos pelas próprias instituições de controle externo.
QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL: Cursos de Graduação, Pós-Graduação e MBA. Clica e SAIBA MAIS:
Os critérios utilizados foram divididos em informações prioritárias e institucionais, recursos humanos, acessibilidade, serviço de informação ao cidadão, despesas e receitas, entre outros.
Ainda de acordo com a Atricon, os portais públicos que atenderem a 75% dos critérios do PNTP receberão um selo de transparência: Diamante (100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 95% e 100%), Ouro (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 85% e 94%) ou Prata (atendimento a 100% dos critérios essenciais e alcance de nível de transparência entre 75% e 84%). (Por Isabela Lamego - DeCom/CMV)
Link para conferência dos dados: https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/atricon2/atricon2.html
Leia também:
> Casagrande transfere cargo para vice Jacqueline Moraes
> Estado investe na reforma de praça pública em Ibiraçu
> Casagrande autoriza obras do Centro Empresarial em Aracruz
> Renato Casagrande assina carta para adesão ao Pacto Global
> Governador entrega reforma de escola e anuncia investimentos
> Renato Casagrande é reeleito governador do Espírito Santo
> Em Cariacica, Casagrande faz corpo a corpo com eleitores
> No último dia de campanha, Manato visita a feira de Itapuã
> Educação capixaba realiza encontro de apoio a Casagrande
> Proposta de Casagrande proíbe a contratação de agressores
TAGS: CÂMARA DE VITÓRIA | SELO | TRANSPARÊNCIA | ÓRGÃO PÚBLICO | ATRICON