CIDADE
Câmara Municipal de Vitória vota projeto que proíbe uso do Uber.
Aplicativo promove contato entre passageiros e motoristas.
Em 04/08/2015 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
A Câmara Municipal de Vitória informou que vai, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que proíbe o uso do aplicativo de carona Uber, que ainda não chegou à capital capixaba. O projeto tramita em regime de urgência e, de acordo com o departamento legislativo da casa, está na pauta da sessão realizada a partir das 16h desta terça.
A ferramenta promove o contato entre passageiros e motoristas, que geralmente cobram menos que os táxis pela corrida. Em grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, o aplicativo tem sido bastante utilizado, o que vem gerando polêmica e até mesmo protestos de taxistas.
O autor do projeto em Vitória, o vereador Rogerinho Pinheiro (PHS), quer aprovar a lei antes mesmo da chegada do Uber à cidade. O parlamentar afirmou, em entrevista à rádio CBN Vitória, que a prática é ilegal, já que o transporte de passageiros individuais está condicionado apenas a taxistas, conforme indica a legislação. Rogerinho foi taxista por 15 anos e acredita que o número de corridas feitas pela categoria pode cair pela metade graças à ferramenta.
“Para o taxista colocar um carro para rodar na cidade ele tem vários requisitos a cumprir e se enquadrar na legislação. No caso do aplicativo, basta comprar um carro preto e botar uma roupa adequada e sair na rua. Também há riscos para a segurança dos passageiros”, avaliou.
A ideia de Pinheiro é aplicar multa de R$ 1,7 mil e a apreensão do veículo, após uma notificação prévia dos motoristas que usarem o Uber.
A proposta tem apoio do Sindicato dos Taxistas do Espírito Santo. O presidente, Evanildo Vicente, diz que caso haja o uso do Uber em Vitória, os taxistas também vão protestar, assim como nas outras cidades do país onde o aplicativo é utilizado.
Origem
O Uber foi criado nos Estados Unidos há cinco anos como um aplicativo de carona. As exigências são o motorista ter uma carteira profissional e um carro relativamente novo e com ar condicionado. Além disso, é preciso ter seguro veicular e para passageiros, e não possuir antecedentes criminais. O valor da corrida é pago por cartão de crédito ou débito, por meio do próprio aplicativo. O valor das corridas é calculado pela ferramenta e, em alguns casos, mais barato que os táxis.
Benefícios
Por meio de nota, a empresa do aplicativo Uber informou que atua em quatro cidades no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte. De acordo com a empresa, a principal preocupação é a satisfação dos usuários e dos motoristas.
A empresa ainda informou que há um planejamento semanal, e o crescimento das atividades acompanha a realidade e as necessidades de cada local em que atua. O Uber destacou que está em constante conversa com o poder público para mostrar os benefícios que a ferramenta pode trazer para a mobilidade urbana e também para a economia local.
Fonte: G1-ES