CIDADE

Câmeras de Colatina-ES só começam a funcionar após 2 anos da instalação.

Videomonitoramento usa apenas 20 das 80 câmeras compradas.

Em 05/04/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Quase dois anos depois de instaladas, 20 das 80 câmeras da central de videomonitoramento de Colatina, no Noroeste do Espírito Santo, começaram a funcionar neste mês de abril. O secretário municipal de Trânsito, Rennan Bragato, explicou que um problema financeiro atrasou a inauguração da central e não permitiu a utilização de todas as câmeras instaladas.

“Para funcionarem as 20 câmeras, foi um investimento de R$ 100 mil, que nós conseguimos por meio do dinheiro do estacionamento rotativo”, falou o secretário.

Em nota, o governo do estado informou que não há prazo para instalar as câmeras que foram retiradas e, por enquanto, serão só as 20 já em funcionamento.

Em 2014, 80 câmeras foram instaladas nas ruas do Centro e no bairro São Silvano, mas 60 foram retiradas por causa da falta de recursos do município para montar uma central capaz de monitorar as imagens capturadas por todas elas.

O planejamento da prefeitura, agora, é que as câmeras voltem para o lugar gradativamente. “As outras 60 câmeras o estado retirou, está sob tutela dele. Mas a central já suporta 40 câmeras. Então, nós já estamos pedindo ao estado que sejam disponibilizadas mais 20 câmeras para funcionarem”, disse o secretário.

Para que todas as 80 câmeras estejam nas ruas, o município precisa investir até R$ 500 mil na central. “Muita coisa está acontecendo, muito homicídio, roubo na nossa loja. Agora, vamos ver se vai funcionar para a segurança da população, se vai melhorar alguma coisa”, falou o técnico em manutenção de celular, Jonatas Lima.

Fonte: G1-ES