CIDADANIA
Caminhada da Amaes pelos autistas acontecerá dia 06 de abril
Este ano, a tradicional Caminhada da Amaes tratará sobre o tema “Empatia Hoje e Sempre”!
Em 12/03/2025 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Com o tema “Empatia hoje e sempre”, a expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas na Caminhada da Amaes, entre familiares, amigos, colaboradores da Amaes e a comunidade.
Siga @CORREIOCAPIXABA no Instagram
A Caminhada da Associação de Amigos dos Autistas do Espírito Santo (Amaes) já se consolidou como um evento tradicional no calendário capixaba, promovendo a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A mobilização deste ano já tem data marcada: será no dia 6 de abril, na orla de Camburi, em Vitória. Com o tema “Empatia hoje e sempre”, a expectativa é reunir mais de 5 mil pessoas, entre familiares, amigos, colaboradores da Amaes e a comunidade – todos unidos pelo propósito de promover a inclusão social das pessoas com TEA.
Realizada há alguns anos, a caminhada se tornou uma tradição para a comunidade e, a cada edição, destaca um tema relevante. Neste ano, a Amaes, que oferece suporte a mais de duas mil famílias diretamente, levanta a bandeira da empatia como um valor essencial para a inclusão.
Barreiras
A presidente da associação, Pollyana Paraguassú, reforça a importância do tema, uma vez que ainda há barreiras a serem quebradas.
"Embora o Transtorno do Espectro Autista (TEA) seja cada vez mais discutido e conhecido, ainda há barreiras a serem quebradas. O caminho para transformar essa realidade passa pela empatia. Queremos ampliá-la para diferentes círculos e espaços, pois ela é fundamental para promover a inclusão."
A caminhada forma a chamada "onda azul" na avenida Dante Michelini, reunindo milhares de pessoas vestindo a camisa em busca de direitos e conscientização. A cor azul está associada ao movimento "Abril Azul", criado em 2008 a partir da definição da ONU, quando entrou em vigor a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da qual o Brasil é signatário. O mês de abril coloca o autismo no centro das atenções, mas para a Amaes essa conscientização precisa acontecer todos os dias do ano.
"Precisamos falar sobre isso constantemente, abraçar a causa e ampliar nosso olhar para além de um único mês", ressalta Pollyana.
A concentração dos participantes será às 8h, no Píer de Iemanjá, com início da caminhada às 8h30, seguindo até o Hotel Aruan, onde ocorrerá a dispersão.
A camiseta oficial do evento começará a ser vendida na primeira semana de março nas seis unidades da Amaes pelo valor de R$50,00 e, a partir do dia 25/03, também poderá ser adquirida na loja da Amaes a ser inaugurada o Shopping Vitória.
Além do caráter de conscientização, o evento proporciona um momento de lazer para as famílias participantes, oferecendo atividades como recreação infantil, brincadeiras, distribuição de picolés e pipoca, além de muita interação ao ar livre. A iniciativa também conta com o apoio de empresas que acreditam na causa. A caminhada de 2025 tem o patrocínio de Unimed Vitória, Instituto Unimed, Unin, Coroa, Instituto Coroa, Shopping Vitória, Protea Neurodesenvolvimento, Clínica Envolve e Fabrício Gomes.
Compra de camisas
A camiseta oficial do evento está disponível para compra desde a primeira semana de março nas seis unidades da Amaes pelo valor de R$ 50,00. A partir do dia 25/03, também poderá ser adquirida na loja da Amaes, que será inaugurada no Shopping Vitória. Mais informações nas redes sociais @amaescapixaba
A Associação possui seis unidades em cidades diferentes e é reconhecida como espaço de referência em acolhimento e difusão do conhecimento do TEA no estado do Espírito Santo.
Sobre a Amaes
A AMAES – Associação dos Amigos dos Autistas do Estado do Espírito Santo é uma organização privada, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública municipal e estadual. Criada em 2001 por pais de autistas, a instituição é gerida por familiares e amigos que lutam pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com TEA.
A Amaes atua por meio de acolhimento, intervenções e encaminhamentos, contando com uma equipe multidisciplinar que trabalha na defesa de direitos, suporte para redução de vulnerabilidades sociais e fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.
Endereços das unidades da Amaes:
Aracruz – Rua Luíza Modenezi, nº 47, Bela Vista – CEP 29192-036
Cariacica – Rua Ipanema, nº 10, Santa Cecília – CEP 29147-140
Serra – Rua Rio Negro, nº 143, Hélio Ferraz – CEP 29160-551
Viana – Rua Aspázia Varejão Dias, nº 227, Centro – CEP 29130-013
Vila Velha – Rua Cabo Aylson Simões, nº 970, Centro – CEP 29100-320
Vitória – Av. Fernando Ferrari, nº 2115, Goiabeiras – CEP 29075-041.
Leia também:
> Ônibus Rosa fará atendimento às mulheres na Prainha
> Ações do Mês da Mulher serão realizadas em Vila Velha
> Ações no Tartarugão vão marcar Dia Internacional da Mulher
> Biblioteca recebe palestra sobre combate à violência
> Mulheres em situação de rua serão atendidas na sexta-feira (7)
> PML inicia operação para acolher pessoas em situação de rua
> CadÚnico: Serra realiza cadastro manual até 17 de Março
> Acacci celebra 37 anos com jantar beneficente Noite Esperança
> Projeto Praia Acessível durante o Carnaval no Pontal do Ipiranga
ACESSE: SITE | INSTAGRAM | LINKEDIN | FACEBOOK | YOUTUBE | APP | RÁDIOSNET