Em 21/08/2016 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia
Que tal conhecer de perto os encantos da Rota Imperial no Espírito Santo? Uma ótima oportunidade para isso será a 3ª Caminhada da Rota Imperial, que vai acontecer neste domingo (21), entre os municípios de Venda Nova do Imigrante e Domingos Martins.
O percurso tem 14,5 km. A saída será às 8h30 da Casa de Cultura, em Venda Nova do Imigrante, com chegada a Barcelos, em Domingos Martins. Em Barcelos há uma construção erguida na época, para descanso da tropa que fazia o percurso.
Neste ano, a caminhada tem um gosto ainda mais especial. O evento, que antes acontecia geralmente em maio, foi transferido para o mês de agosto, já que a Rota completa 200 anos.
A inscrição pode ser feita até o dia do evento pelos telefones (28) 99908-6332 e (28) 3546-1425 e custa R$ 30, que dá direito a café da manhã, água, frutas, almoço e ônibus de volta para Venda Nova do Imigrante.
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) apoia a realização de eventos como esse no Espírito Santo, incentivando o capixaba a conhecer e a valorizar a cultura local.
A Rota Imperial, conhecida também como São Pedro de Alcântara, surgiu após a descoberta de ouro no interior do Brasil na primeira metade do século XVII. Desbravadores percorriam essas terras para conseguir chegar à região das minas gerais e, para proteger esses locais contra os invasores, a Coroa Portuguesa proibiu a construção de estradas na Capitania do Espírito Santo.
Após a chegada da Família Real no Brasil, em 1808, foi permitida a construção de uma estrada que ligasse Vitória a Ouro Preto, em 1814. A Rota Imperial foi concluída em 1816, consolidando a ocupação do território nos locais por onde passava.
Atualmente, a Rota Imperial proporciona, além do contato com a história, 575 km de belas paisagens entre vales e montanhas e a cultura marcante dos imigrantes que colonizaram as terras. São 31 municípios, sendo 17 em Minas Gerais e 14 no Espírito Santo. Os municípios capixabas são: Cariacica, Castelo, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Iúna, Ibatiba, Ibitirama, Irupi, Muniz Freire, Viana, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Venda Nova do Imigrante e Vitória.