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Caminhão elétrico mostra que é possível viagens longas

Um caminhão elétrico transportou 20 toneladas de laranjas de Valência, na Espanha a Suíça.

Em 06/02/2023 Referência CORREIO CAPIXABA - Redação Multimídia

Foto: Divulgação/Volvo

Diferente de um caminhão diesel e até de um abastecido por hidrogênio, o caminhão elétrico não pode simplesmente recarregar suas enormes baterias em poucos minutos.

O segmento de caminhões elétricos no mercado mundial tem várias opções, mas o player mais famoso é o Tesla Semi, porém, outros fabricantes possuem modelos já em comercialização, bem antes do truck de Elon Musk.

Volvo, Daimler Trucks e Renault, por exemplo, já possuem caminhões elétricos e até a última chegou a fazer uma campanha de marketing provocando a Tesla, pois, o Semi ainda não estava disponível e a francesa já vendia seu veículo com bateria de lítio.

Diferente de um caminhão diesel e até de um abastecido por hidrogênio, o caminhão elétrico não pode simplesmente recarregar suas enormes baterias em poucos minutos, com tempo de parada muito maior.

Com limitação de alcance, o caminhão elétrico fica menos propenso a cumprir eficientemente o transporte de carga em viagens longas, diferente dos demais tipos.

Contudo, a empresa de logística suíça Krummen Kerzers, mostrou ser possível aos caminhões elétricos alcançarem destinos distantes com segurança.

Um caminhão elétrico Volvo FH Electric transportou 20 toneladas de laranjas de Valência, na Espanha, para Zurique, na Suíça.

Para o trajeto, o FH Electric rodou nada menos que 3.000 km, mas com 20 paradas previamente calculadas para que o tempo de recarga em cada uma delas, fosse o suficiente para completar a carga para o próximo trecho.

Isso significou que a cada 150 km, o Volvo FH Electric fez uma parada para repor parte da energia consumida, lembrando que a autonomia do veículo era de 300 km no total.

Com isso, o caminhão elétrico da Volvo fez a viagem em uma semana, porém, um caminhão diesel cumpre o trajeto em quatro dias.

A diferença é que o FH Electric evitou a emissão de 3 toneladas de CO2 apenas nessa viagem.

Em um estudo recente, o caminhão elétrico foi apontado como mais vantajoso que o movido a hidrogênio pelo custo da energia, menor para um veículo elétrico. (Por Ricardo de Oliveira)

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